No passado dia 3 de agosto, a caravana da 76ª Volta a Portugal teve passagem por Boticas, pela primeira vez na sua história, na quarta etapa, que ligou Boticas à Senhora da Graça, ao longo de 192,5 kms.
O Município de Boticas, como não podia deixar de ser, acolheu com todo o calor e entusiamo esta prova, comparecendo em força, atraindo também os amantes deste desporto, vindos de várias partes do país, para assistirem à partida realizada no Largo de Nossa Senhora da Livração.
Antes do início da prova foi dado lugar ao protocolo com a cerimónia de entrega de prémios, que havia sido adiada para Boticas devido à intempérie que se fez sentir em Montalegre no dia anterior. Assim, com a presença do Presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, e o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, foi entregue a camisola amarela ao vencedor da etapa anterior, Gustavo Veloso, ciclista espanhol da OFM-Quinta da Lixa.
Como balanço final da passagem desta prova mítica por Boticas, o presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, afirmou que é uma satisfação enorme receber a prova rainha do ciclismo em Portugal, que trouxe vida e dinamização louvável ao Município, estando este recetivo a acolher por muitos e bons anos as futuras edições da Volta a Portugal.