Troféu Downhill Boticas volta a ser um sucesso
BOTICAS, 2018-04-17 14:58:40



Vídeo


A encosta do Miradouro de Seirrãos foi palco, no passado fim de semana, dias 14 e 15 de abril, da 4ª edição do Troféu Downhill Boticas, pelo segundo ano consecutivo prova Internacional de Classe 2 da Union Cycliste Internationale (UCI).

O Troféu Downhill Boticas 2018 contou com a participação de mais de 200 praticantes da modalidade, entre federados e promoção, vindos de vários pontos do país e de Espanha.

Foram dois dias repletos de muita adrenalina, com os “downhillers” a colocarem à prova as suas capacidades físicas numa pista bastante rápida, mas com um grau de exigência e concentração elevado, provenientes dos ajustes técnicos feitos em vários pontos do percurso.

À semelhança das edições anteriores, os atletas demonstraram a sua satisfação pela realização de mais uma edição da prova e pela excelente organização.

“Os atletas estão todos muito contentes por participar neste evento. Foram visíveis as melhorias da pista e, mais uma vez, constatamos que a organização é fantástica, que se preocupa connosco e que nos tratam sempre bem.”, disse Marco Amado, atleta espanhol, vencedor do Troféu Downhill Boticas 2018.

Marco Amado referiu ainda que “é gratificante conseguir alcançar o melhor tempo perante pilotos com muita qualidade. É sempre um prazer correr nesta pista, até porque está bastante rápida, o que a eleva ao nível de uma pista dos circuitos mundiais”.

Por sua vez, a vencedora da categoria elites femininas, Ana Leite, disse que “desde a primeira edição é visível a forma como a prova tem vindo a evoluir, a pista está muito mais dura em comparação com o ano passado. Em termos de organização esta prova é extraordinária, para mim, é uma das melhores.”.

O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, acredita que “o sucesso do Troféu Downhill Boticas se deve, em grande parte, à qualidade da pista e às condições que se oferecem aos atletas, pois é isso que faz com que, ano após ano, o número de participantes tenha vindo a aumentar. São esses os fatores que fazem com que os pilotos sintam vontade em continuar a participar neste evento desportivo”.

“Promover o nosso concelho, as nossas gentes, as nossas tradições e a nossa gastronomia são os motivos pelos quais realizamos esta e outras iniciativas. Queremos que as pessoas visitem Boticas, conheçam tudo aquilo que temos para oferecer e fiquem com vontade de cá voltar.”, destacou o autarca.

No que toca a resultados, o 1º lugar do pódio, na categoria Elites Masculino, foi para Marco Amado (Ciclos Quintela – Santa Cruz), que conseguiu cortar a linha da meta em 2:14.490, ultrapassando assim o record alcançado na edição anterior (2:16.299). O 2º lugar foi para o vencedor da edição do ano passado, Vasco Bica (Miranda Factory), com um tempo de 2:14.539, sendo que o 3º e último lugar do pódio foi para Pedro Panizo (BiciVerde), que percorreu a pista em 2:17.651.

Quanto às Elites Femininas, que este ano contou, novamente, com a participação de três atletas, o 1º lugar foi conquistado por Ana Leite (Enduro BTT Braga), que conseguiu um registo de 3:03.106. O 2º e 3º lugares da categoria foram alcançados por duas atletas espanholas, Paula Fernandez (Barbanzabike) e Barbara Iglésias (Moto Bike P.C.) com um tempo de 3:45.811 e 4:17.816, respetivamente.  

Na categoria de Cadetes, o vencedor foi João Baptista (Mibilbanho/Bike House DH Team), com o tempo de 2:26.590.

Nos Juniores, a melhor classificação foi para Tiago Ladeira (Miranda Factory), atual campeão europeu de Downhill, que conseguiu percorrer a pista em 2:21.221.

Nos Master 30, Rui Cabrita (Wildpack BCF Algarve Racing) foi o vencedor da categoria ao cortar a meta em 2:25.355.

Em Master 40, o 1º lugar foi conquistado por Maurício Conceição (Maiatos/Reabnorte), com a marca de 2:41.954.

Por fim, Joaquim Dias (Enduro BTT Braga), conseguiu alcançar o 1º lugar do pódio na categoria Master 50, com um tempo de 2:53.740.

Quanto à Promoção, o vencedor da categoria foi João Pedro Gomes (Enduro BTT Braga), que conseguiu atravessar a linha da meta em 2:22.873.

Relativamente às equipas, o troféu de equipa mais representada foi para Mibilbanho/Bike House DH Team, sendo o 2º lugar atribuído à GetPro/Linhas Afemar/Torcatense e o 3º lugar à Moto Bike P.C.

Como é habitual neste tipo de provas desportivas, no final decorreu a entrega de troféus aos três primeiros classificados de todas as categorias em competição e a atribuição do Prize Money aos oito lugares à geral masculina e feminina.

Os prémios foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, pelo Vice-Presidente, Guilherme Pires, pelo Vereador Hélio Martins, pela Presidente do Colégio de Comissários, Beatriz Bertomeu, e pelo Comissário da UVP-FPC, Luís Teixeira.

O Troféu Downhill Boticas foi organizado pelo Clube BTT Boticas e pela Câmara Municipal, com o apoio da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, ACVR e UCI.

Fotos disponíveis em httpss://www.facebook.com/www.bttboticas.pt/ 

Tags

Rali   Natal   Educação   Água   Festas / Romarias   Visitas ao Concelho   Dia Nacional dos Moinhos   Igualdade   Corrida de Abril   Gond-Pontouvre   Juventude   Dia do Idoso   Cão de Gado Transmontano   Festa de Boticas   Sapadores Florestais   Património Agrícula Mundial   Festas/Romarias   Obras   Canil Municipal   Livros / Lançamentos / Feiras  

Últimas

Stage One prepara funcionamento em rede com os seis Municípios do Alto Tâmega e Barroso

Stage One prepara funcionamento em rede com os seis Municípios do Alto Tâmega e Barroso

Câmara de Boticas associa-se à “Hora do Planeta”

Câmara de Boticas associa-se à “Hora do Planeta”

Visita de Estudo à Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Visita de Estudo à Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Eleições Legislativas 2024 – AD venceu no Concelho de Boticas e no Distrito

Eleições Legislativas 2024 – AD venceu no Concelho de Boticas e no Distrito

Mensagem Dia da Mulher

Mensagem Dia da Mulher

Equipas de Sapadores Florestais do Alto Tâmega e Barroso reuniram na CIMAT

Equipas de Sapadores Florestais do Alto Tâmega e Barroso reuniram na CIMAT

Ação de Formação sobre o trabalho em equipa para as CPCJ ‘s

Ação de Formação sobre o trabalho em equipa para as CPCJ ‘s

CAPOLIB promoveu sessão de esclarecimentos sobre apoios à agricultura

CAPOLIB promoveu sessão de esclarecimentos sobre apoios à agricultura

Município de Boticas representado na Bolsa de Turismo de Lisboa

Município de Boticas representado na Bolsa de Turismo de Lisboa

Tomada de posse da nova Direção da Delegação de Boticas da Cruz Vermelha

Tomada de posse da nova Direção da Delegação de Boticas da Cruz Vermelha