Troféu Downhill Boticas volta a ser um sucesso
BOTICAS, 2018-04-17 14:58:40

Vídeo

A encosta do Miradouro de Seirrãos foi palco, no passado fim de semana, dias 14 e 15 de abril, da 4ª edição do Troféu Downhill Boticas, pelo segundo ano consecutivo prova Internacional de Classe 2 da Union Cycliste Internationale (UCI).

O Troféu Downhill Boticas 2018 contou com a participação de mais de 200 praticantes da modalidade, entre federados e promoção, vindos de vários pontos do país e de Espanha.

Foram dois dias repletos de muita adrenalina, com os “downhillers” a colocarem à prova as suas capacidades físicas numa pista bastante rápida, mas com um grau de exigência e concentração elevado, provenientes dos ajustes técnicos feitos em vários pontos do percurso.

À semelhança das edições anteriores, os atletas demonstraram a sua satisfação pela realização de mais uma edição da prova e pela excelente organização.

“Os atletas estão todos muito contentes por participar neste evento. Foram visíveis as melhorias da pista e, mais uma vez, constatamos que a organização é fantástica, que se preocupa connosco e que nos tratam sempre bem.”, disse Marco Amado, atleta espanhol, vencedor do Troféu Downhill Boticas 2018.

Marco Amado referiu ainda que “é gratificante conseguir alcançar o melhor tempo perante pilotos com muita qualidade. É sempre um prazer correr nesta pista, até porque está bastante rápida, o que a eleva ao nível de uma pista dos circuitos mundiais”.

Por sua vez, a vencedora da categoria elites femininas, Ana Leite, disse que “desde a primeira edição é visível a forma como a prova tem vindo a evoluir, a pista está muito mais dura em comparação com o ano passado. Em termos de organização esta prova é extraordinária, para mim, é uma das melhores.”.

O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, acredita que “o sucesso do Troféu Downhill Boticas se deve, em grande parte, à qualidade da pista e às condições que se oferecem aos atletas, pois é isso que faz com que, ano após ano, o número de participantes tenha vindo a aumentar. São esses os fatores que fazem com que os pilotos sintam vontade em continuar a participar neste evento desportivo”.

“Promover o nosso concelho, as nossas gentes, as nossas tradições e a nossa gastronomia são os motivos pelos quais realizamos esta e outras iniciativas. Queremos que as pessoas visitem Boticas, conheçam tudo aquilo que temos para oferecer e fiquem com vontade de cá voltar.”, destacou o autarca.

No que toca a resultados, o 1º lugar do pódio, na categoria Elites Masculino, foi para Marco Amado (Ciclos Quintela – Santa Cruz), que conseguiu cortar a linha da meta em 2:14.490, ultrapassando assim o record alcançado na edição anterior (2:16.299). O 2º lugar foi para o vencedor da edição do ano passado, Vasco Bica (Miranda Factory), com um tempo de 2:14.539, sendo que o 3º e último lugar do pódio foi para Pedro Panizo (BiciVerde), que percorreu a pista em 2:17.651.

Quanto às Elites Femininas, que este ano contou, novamente, com a participação de três atletas, o 1º lugar foi conquistado por Ana Leite (Enduro BTT Braga), que conseguiu um registo de 3:03.106. O 2º e 3º lugares da categoria foram alcançados por duas atletas espanholas, Paula Fernandez (Barbanzabike) e Barbara Iglésias (Moto Bike P.C.) com um tempo de 3:45.811 e 4:17.816, respetivamente.

Na categoria de Cadetes, o vencedor foi João Baptista (Mibilbanho/Bike House DH Team), com o tempo de 2:26.590.

Nos Juniores, a melhor classificação foi para Tiago Ladeira (Miranda Factory), atual campeão europeu de Downhill, que conseguiu percorrer a pista em 2:21.221.

Nos Master 30, Rui Cabrita (Wildpack BCF Algarve Racing) foi o vencedor da categoria ao cortar a meta em 2:25.355.

Em Master 40, o 1º lugar foi conquistado por Maurício Conceição (Maiatos/Reabnorte), com a marca de 2:41.954.

Por fim, Joaquim Dias (Enduro BTT Braga), conseguiu alcançar o 1º lugar do pódio na categoria Master 50, com um tempo de 2:53.740.

Quanto à Promoção, o vencedor da categoria foi João Pedro Gomes (Enduro BTT Braga), que conseguiu atravessar a linha da meta em 2:22.873.

Relativamente às equipas, o troféu de equipa mais representada foi para Mibilbanho/Bike House DH Team, sendo o 2º lugar atribuído à GetPro/Linhas Afemar/Torcatense e o 3º lugar à Moto Bike P.C.

Como é habitual neste tipo de provas desportivas, no final decorreu a entrega de troféus aos três primeiros classificados de todas as categorias em competição e a atribuição do Prize Money aos oito lugares à geral masculina e feminina.

Os prémios foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, pelo Vice-Presidente, Guilherme Pires, pelo Vereador Hélio Martins, pela Presidente do Colégio de Comissários, Beatriz Bertomeu, e pelo Comissário da UVP-FPC, Luís Teixeira.

O Troféu Downhill Boticas foi organizado pelo Clube BTT Boticas e pela Câmara Municipal, com o apoio da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, ACVR e UCI.

Fotos disponíveis em httpss://www.facebook.com/www.bttboticas.pt/

Visita de Estudo à Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Eleições Legislativas 2024 – AD venceu no Concelho de Boticas e no Distrito

Mensagem Dia da Mulher