Troféu Downhill Boticas volta a ser um sucesso
BOTICAS, 2018-04-17 14:58:40



Vídeo


A encosta do Miradouro de Seirrãos foi palco, no passado fim de semana, dias 14 e 15 de abril, da 4ª edição do Troféu Downhill Boticas, pelo segundo ano consecutivo prova Internacional de Classe 2 da Union Cycliste Internationale (UCI).

O Troféu Downhill Boticas 2018 contou com a participação de mais de 200 praticantes da modalidade, entre federados e promoção, vindos de vários pontos do país e de Espanha.

Foram dois dias repletos de muita adrenalina, com os “downhillers” a colocarem à prova as suas capacidades físicas numa pista bastante rápida, mas com um grau de exigência e concentração elevado, provenientes dos ajustes técnicos feitos em vários pontos do percurso.

À semelhança das edições anteriores, os atletas demonstraram a sua satisfação pela realização de mais uma edição da prova e pela excelente organização.

“Os atletas estão todos muito contentes por participar neste evento. Foram visíveis as melhorias da pista e, mais uma vez, constatamos que a organização é fantástica, que se preocupa connosco e que nos tratam sempre bem.”, disse Marco Amado, atleta espanhol, vencedor do Troféu Downhill Boticas 2018.

Marco Amado referiu ainda que “é gratificante conseguir alcançar o melhor tempo perante pilotos com muita qualidade. É sempre um prazer correr nesta pista, até porque está bastante rápida, o que a eleva ao nível de uma pista dos circuitos mundiais”.

Por sua vez, a vencedora da categoria elites femininas, Ana Leite, disse que “desde a primeira edição é visível a forma como a prova tem vindo a evoluir, a pista está muito mais dura em comparação com o ano passado. Em termos de organização esta prova é extraordinária, para mim, é uma das melhores.”.

O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, acredita que “o sucesso do Troféu Downhill Boticas se deve, em grande parte, à qualidade da pista e às condições que se oferecem aos atletas, pois é isso que faz com que, ano após ano, o número de participantes tenha vindo a aumentar. São esses os fatores que fazem com que os pilotos sintam vontade em continuar a participar neste evento desportivo”.

“Promover o nosso concelho, as nossas gentes, as nossas tradições e a nossa gastronomia são os motivos pelos quais realizamos esta e outras iniciativas. Queremos que as pessoas visitem Boticas, conheçam tudo aquilo que temos para oferecer e fiquem com vontade de cá voltar.”, destacou o autarca.

No que toca a resultados, o 1º lugar do pódio, na categoria Elites Masculino, foi para Marco Amado (Ciclos Quintela – Santa Cruz), que conseguiu cortar a linha da meta em 2:14.490, ultrapassando assim o record alcançado na edição anterior (2:16.299). O 2º lugar foi para o vencedor da edição do ano passado, Vasco Bica (Miranda Factory), com um tempo de 2:14.539, sendo que o 3º e último lugar do pódio foi para Pedro Panizo (BiciVerde), que percorreu a pista em 2:17.651.

Quanto às Elites Femininas, que este ano contou, novamente, com a participação de três atletas, o 1º lugar foi conquistado por Ana Leite (Enduro BTT Braga), que conseguiu um registo de 3:03.106. O 2º e 3º lugares da categoria foram alcançados por duas atletas espanholas, Paula Fernandez (Barbanzabike) e Barbara Iglésias (Moto Bike P.C.) com um tempo de 3:45.811 e 4:17.816, respetivamente.  

Na categoria de Cadetes, o vencedor foi João Baptista (Mibilbanho/Bike House DH Team), com o tempo de 2:26.590.

Nos Juniores, a melhor classificação foi para Tiago Ladeira (Miranda Factory), atual campeão europeu de Downhill, que conseguiu percorrer a pista em 2:21.221.

Nos Master 30, Rui Cabrita (Wildpack BCF Algarve Racing) foi o vencedor da categoria ao cortar a meta em 2:25.355.

Em Master 40, o 1º lugar foi conquistado por Maurício Conceição (Maiatos/Reabnorte), com a marca de 2:41.954.

Por fim, Joaquim Dias (Enduro BTT Braga), conseguiu alcançar o 1º lugar do pódio na categoria Master 50, com um tempo de 2:53.740.

Quanto à Promoção, o vencedor da categoria foi João Pedro Gomes (Enduro BTT Braga), que conseguiu atravessar a linha da meta em 2:22.873.

Relativamente às equipas, o troféu de equipa mais representada foi para Mibilbanho/Bike House DH Team, sendo o 2º lugar atribuído à GetPro/Linhas Afemar/Torcatense e o 3º lugar à Moto Bike P.C.

Como é habitual neste tipo de provas desportivas, no final decorreu a entrega de troféus aos três primeiros classificados de todas as categorias em competição e a atribuição do Prize Money aos oito lugares à geral masculina e feminina.

Os prémios foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, pelo Vice-Presidente, Guilherme Pires, pelo Vereador Hélio Martins, pela Presidente do Colégio de Comissários, Beatriz Bertomeu, e pelo Comissário da UVP-FPC, Luís Teixeira.

O Troféu Downhill Boticas foi organizado pelo Clube BTT Boticas e pela Câmara Municipal, com o apoio da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, ACVR e UCI.

Fotos disponíveis em httpss://www.facebook.com/www.bttboticas.pt/ 

Tags

Corrida de Abril   Defesa da Floresta   Sessões Informativas   Carnaval   Festas / Romarias   Educação   Kung Fu Boticas   CIM do Alto Tâmega   Cão de Gado Transmontano   Juventude   Visitas ao Concelho   Natal   DHI   Desporto   Actividades de Verão   CPCJ   Exposições   Natal do Idoso   Boticas Fashion   Conselho Municipal de Segurança  

Últimas

ADRAT promoveu sessão de esclarecimento sobre o projeto Rural ON – Agricultura Conectada

ADRAT promoveu sessão de esclarecimento sobre o projeto Rural ON – Agricultura Conectada

Caminhada “Rota dos Amores e da Barrosã Encantada”

Caminhada “Rota dos Amores e da Barrosã Encantada”

Simulacro de acidente rodoviário com autocarro

Simulacro de acidente rodoviário com autocarro

 Apresentação do Plano Municipal de Ação Climática do Município

Apresentação do Plano Municipal de Ação Climática do Município

CPCJ de Boticas promoveu ações de prevenção da violência no namoro

CPCJ de Boticas promoveu ações de prevenção da violência no namoro

Presidente da Câmara recebeu novo Comandante do RI 19

Presidente da Câmara recebeu novo Comandante do RI 19

Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto

Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto

Pavilhão Multiusos acolheu Desfile de Carnaval 2024

Pavilhão Multiusos acolheu Desfile de Carnaval 2024

CIMAT apoia a implementação de projetos de recolha seletiva de Biorresíduos

CIMAT apoia a implementação de projetos de recolha seletiva de Biorresíduos

Ministério Público considera que DIA da Mina do Barroso “é ilegal e padece de invalidades várias”

Ministério Público considera que DIA da Mina do Barroso “é ilegal e padece de invalidades várias”