Boticas acolheu 9º Encontro Nacional pela Justiça Climática
BOTICAS, 2024-04-08 16:22:23

Realizou-se em Boticas, entre os dias 5 e 7 de abril, o 9º Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC). A escolha de Boticas para a realização deste encontro teve como propósito alertar para os efeitos nefastos da mineração de lítio, um dos temas em debate.

O 9.º Encontro Nacional pela Justiça Climática, promovido por cerca de três dezenas de organizações, reuniu, ao longo de três dias, ativistas, cientistas, líderes comunitários e cidadãos, para debaterem e desenvolverem estratégias e soluções para travar a crise climática, que se pretende seja justa e sustentável em Portugal.

A edição deste ano foi demonstrativa da solidariedade com a luta dos movimentos locais contra a mina de lítio a céu aberto, numa região classificada pelas Nações Unidas como Património Agrícola Mundial.

A relação entre o clima e o oceano, da urgência de promover soluções de mobilidade sustentável e pública, o combate à pobreza energética, o abandono dos combustíveis fósseis e as metas para atingir a neutralidade carbónica até 2030, foram outros dos assuntos em debate neste encontro.

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Boticas, Guilherme Pires, esteve presente na abertura do encontro, na sexta-feira, dia 5 de abril.

O evento contou com várias sessões sobre temáticas relacionadas com a justiça climática, nomeadamente, sobre transportes públicos, a exploração mineira na serra da Argemela e no Barroso, ferrovia ibérica, ameaças ao solo e aos oceanos, litigância climática em torno do lítio, comunidades de energia renovável, ecofeminismo, prioridades para o movimento climático e assembleias cidadãs.

As várias atividades do 9º ENJC decorreram no Auditório Municipal, na Junta de Freguesia de Boticas e Granja e no Auditório do Centro de Artes Nadir Afonso.

O 9º Encontro pela Justiça Climática foi organizado pela Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, Climáximo, Empregos para o Clima, Montalegre Com Vida, MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, OIKOS, Quercus, Sciaena, Último Recurso, UMAR, Unidos em Defesa de Covas do Barroso, XR Portugal e a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

O ENJC contou ainda com o apoio de outras organizações ambientalistas e de luta contra a exploração mineira em Portugal.

Concentração de Minibasquetebol em Boticas

Reunião da CIMAT sobre Oferta Formativa para 2024/2025

Semana da Leitura 2024

Reunião do Conselho Local de Ação Social