Ministério Público considera que DIA da Mina do Barroso “é ilegal e padece de invalidades várias”
BOTICAS, 2024-02-08 13:59:13

Ministério Público considera que DIA da Mina do Barroso “é ilegal e padece de invalidades várias”

Vídeo


Na sequência da ação judicial interposta pela Junta de Freguesia de Covas do Barroso contra o Projeto da Mina do Barroso, em concreto no que diz respeito à Declaração de Impacte Ambiental (DIA), o Ministério Público já se pronunciou e entende que a DIA Favorável Condicionada, atribuída à Savannah Resources, “é ilegal e padece de invalidades várias”, acolhendo os argumentos e factos pelos quais os seus Advogados têm lutado.

No processo em causa, o Ministério Público invoca diversas irregularidades de que o ato administrativo corporizado na DIA padece, e que devem conduzem à anulabilidade do mesmo. Um dos principais aspetos realçados prende-se com o facto da ampliação da atividade mineira na região colocar em risco o Sistema Agro-Silvo-Pastoril do Barroso, descaracterizando-o e consequentemente, levando à desclassificação do mesmo como SIPAM (Sistema Importante do Património Agrícola Mundial), o que viola os compromissos internacionais que o Estado Português assumiu com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), de proteger, apoiar e aumentar a qualidade de vida na região do Barroso. Na mesma linha de pensamento, viola também a Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia e o Plano Estratégico da PAC 2023-2027 (PEPAC) para Portugal, e colide com os objetivos dos financiamentos comunitários do programa SIPAM e investimentos de apoios financeiros do Baldio do Barroso.

Segundo o Ministério Público, a DIA Favorável Condicionada viola também o art. 17º n.º 1 do DL nº 30/2021, de 7 de maio, na versão da Lei nº 10/2022, de 12 de janeiro, tendo em conta que este não permite a revelação e o aproveitamento de recursos minerais em território SIPAM, o que foi considerado em Avaliações Ambientais Estratégicas (AAE) precedentes, mas não foi levado em conta pela DIA em questão.

Considerando que, ao apresentar o projeto como uma alteração (ampliação) ao projeto já existente na mina do barroso, a concessionária desvirtua a avaliação de impactes negativos, o Ministério Público sustenta que se trata de “um conjunto de novos subprojectos, que não foram analisados pela DIA, e cujo efeito, intensidade e complexidade vão muito para além da área a ampliar, sendo essa a área de afetação ambiental imediata”.

É ainda reforçado que a DIA não só não faz uma correta avaliação da gestão de resíduos de extração mineira como viola o regime aplicável, indicando que não é possível viabilizar ambientalmente o enchimento de cortas com resíduos da extração mineira, posto que os resíduos de extração merecem a classificação de resíduos perigosos, devendo ser-lhes aplicado o Regime das Emissões Industriais destinado às instalações de resíduos perigosos. O documento do Ministério Público enfatiza ainda que “não consta do procedimento AIA o impacte ambiental da demolição das novas barragens que se pretende construir, o impacte ambiental de contaminação do meio hídrico (Rio Covas e águas subterrâneas), devido ao enchimento de vazios e escombreiras não impermeabilizadas com resíduos de extração que são perigosos, o risco de acidentes e catástrofes que assiste aquelas estruturas, bem como não releva o impacte ambiental da construção de uma nova estrada de acesso externo à mina. Vem igualmente refletir que a DIA não pondera o real impacto do projeto cumulativamente com o da Mina do Romano, no Município de Montalegre, dada a proximidade e dimensão dos dois projetos.

Outro dos aspetos realçados pelo Ministério Público prende-se com o facto de se admitir que a China possa ser o destino do minério, o que não resolve a problemática da dependência externa do fornecimento de lítio da União Europeia, acrescentando que “metade do minério em causa é meramente estimado, espelhando uma incerteza quanto ao real aproveitamento, o que não foi tido em conta pela DIA”. 

Em termos da fauna, o documento exarado pelo Ministério Público a probabilidade de extinção da espécie lobo ibérico, considerada em perigo e em estado de conservação desfavorável na zona onde o projeto se insere, reforçando que as medidas de minimização compensatórias previstas “são vácuas e carecem de demonstração de efetividade”, complementando que a DIA omite também fundamentação quanto ao fator alterações climáticas, aspeto de valoração essencial.

Por fim, o Ministério Público invoca a violação do Anexo V e do art.º 29º do DL nº 151-B/2013, de 31 de outubro, porquanto faltam elementos que permitam ao público interessado, titular do direito de participação na consulta pública, compreender o projeto e expressar as suas opiniões e preocupações.

Estas são as principais circunstâncias realçadas pelo Ministério Público, e que afastam a viabilização ambiental do projeto. Face ao exposto e em geral, o Ministério Público vem aderir à posição manifestada pela Junta de Freguesia de Covas do Barroso no referido processo judicial, reforçando a luta que a população de Covas do Barroso tem encetado, contra aquele que é o maior projeto de exploração de lítio da Europa Ocidental.

O Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, congratula-se com a posição do Ministério Público, sublinhando que “demonstra que os argumentos da população do Concelho de Boticas e em particular de Covas do Barroso contra o projeto da Mina do Barroso são totalmente legítimos”, reforçando que “o Ministério Público vem dar ainda mais força à luta que tem sido encetada contra a exploração de Lítio”, até porque, no âmbito das suas competências, o Ministério Público sustentou as ilicitudes do projeto da Mina e formulou uma posição clara no processo, sustentada por milhares de documentos”.

Tags

Barragens Alto Tâmega   Volta a Portugal   ANMP   Semana da Leitura   Documentário   Actividades de Verão   Freestyle   Visita de Estudo a Lisboa   S. Sebastião   Rampa de Boticas   Festas/Romarias   BTT   Presidente   Sapadores Florestais   GDB   Aventura no Barroso   Festas / Romarias   +Boticas   Kung Fu Boticas   Janeiras / Reis  

Últimas

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

"Carvalhelhos Limpa" 2024