O Pavilhão Multiusos de Boticas acolheu na passada quinta-feira, dia 11 de janeiro, a cerimónia inaugural da 26ª edição da Feira Gastronómica do Porco, que contou com a presença do Magnífico Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Emídio Gomes, do Presidente da Câmara Municipal de Boticas e anfitrião do evento, Fernando Queiroga, do Presidente da Assembleia Municipal de Boticas, Fernando Campos, e outras entidades políticas, civis e militares.
Como é habitual na sua intervenção, Fernando Queiroga destacou a importância do evento em termos económicos e turísticos para o Concelho de Boticas e também para a região do Alto Tâmega e Barroso, referindo que “temos responsabilidades acrescidas por sermos a primeira feira do fumeiro a realizar-se na região, mas sabemos que a qualidade dos produtos aqui vendidos por si só é motivo mais que suficiente para promover, de forma notória e exemplar, a nossa terra e todo um território”.
“Os produtores de fumeiro são os grandes impulsionadores deste certame, pois muitos deles participam desde a primeira edição, sendo que nós apenas temos a missão de lhes proporcionar as melhores condições para escorarem os produtos e terem o merecido retorno do seu trabalho”, acrescentou o autarca.
Por sua vez, o Reitor da UTAD, Emidio Gomes, reafirmou “o impacto que estes tipos de certames têm na valorização do mundo rural e na divulgação dos produtos endógenos existentes no Alto Tâmega e Barroso e no Concelho de Boticas em particular”.
“Sou um admirador destes territórios, das suas caraterísticas, potencialidades e, sobretudo, da resiliência e determinação das suas gentes”, realçou o reitor.
Terminada a cerimónia, o Presidente da Câmara brindou o Magnífico Reitor com uma oferta de um prato em estanho e madrepérola com o brasão do Concelho de Boticas.
Logo de seguida decorreu a habitual visita aos stands de fumeiro, produtos alimentares e artesanato presentes na feira.