O Auditório Municipal acolheu na passada sexta-feira, dia 6 de setembro, o seminário “Viver na Ruralidade – Ajustamento e Diversificação na Floresta”, organizado pela Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB), com o apoio do Município de Boticas.
O colóquio, que contou com a participação de cerca de uma centena e meia de agricultores e criadores de gado, bem como responsáveis de conselhos diretivos dos baldios do Concelho de Boticas, teve como temáticas o mundo rural e os setores agropecuário e florestal.
Foi apresentado o programa das “cabras sapadoras da pastorícia na defesa da floresta contra incêndios” e destacada a constituição e dinamização dos Agrupamentos de Baldios, nomeadamente o agrupamento do Concelho de Boticas.
Durante o seminário foram ainda assinados protocolos de cooperação de defesa e preservação da floresta do Barroso entre a CAPOLIB e quatro entidades: a Forestis – Associação Florestal de Portugal, Município de Boticas, Gestores de Baldios do Concelho de Boticas e Produtores Pecuários de Pequenos Ruminantes.
A sessão de encerramento contou com a presença do Presidente da CAPOLIB, Albano Álvares, do Presidente da Forestis, Luís Braga Cruz, do Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, e do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.
Albano Álvares destacou “o empenhamento das diversas entidades em contribuir para o desenvolvimento e para uma boa gestão florestal deste território”.
Por sua vez, Fernando Queiroga referiu que “foi dado um passo importante na valorização e preservação da riqueza natural existente na região do Barroso, a única em Portugal a ser distinguida como Património Agrícola Mundial”.
Por último, Miguel Freitas afirmou que “o interior do país necessita de mais investimento e apoios comunitários”, ressalvando que “esta é uma medida urgente e necessária para os territórios rurais”.