O auditório Eng.º Luiz Coutinho, em Chaves, recebeu, na passada sexta-feira, dia 31 de maio, a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2024.
A apresentação do DECIR 2024, ficou a cargo do presidente do Município de Boticas e presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), Fernando Queiroga, e do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Tâmega e Barroso, Artur Mota.
Na região do Alto Tâmega e Barroso os meios foram já reforçados no passado dia 1 de junho e para a fase de maior empenho deste dispositivo, que iniciará a 1 de julho, estarão disponíveis 414 operacionais.
No que diz respeito ao dispositivo aéreo de combate a incêndios, este mesmo território vai contar com três helicópteros ligeiros: dois em Chaves e um em Ribeira de Pena.
A apresentação do DECIR 2024 foi uma iniciativa do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Tâmega e Barroso, com a colaboração da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).