O Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, foi eleito secretário da recém constituída Secção de Municípios de Baixa Densidade e do Mundo Rural da ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses), no decorrer de uma reunião plenária realizada na sede da ANMP no passado dia 6 de novembro.
A Presidência da Secção de Municípios de Baixa Densidade e do Mundo Rural será assegurada pelo presidente do Município de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e a vice-presidência pelos presidentes dos Municípios do Fundão e Reguengos de Monsaraz, Paulo Fernandes e José Calixto, respetivamente. A par do presidente de Boticas, o presidente do Município de Alvito, António Valério, desempenhará funções de secretário.
Nesta reunião plenária, para além da eleição da mesa dirigente, foram ainda discutidos e apresentados os critérios subjacentes à classificação dos municípios como sendo de baixa densidade populacional ou rurais, enquadrando-se o Município de Boticas dentro dos dois critérios.
A criação desta secção resulta da vontade assumida por vários associados da ANMP de construir um diálogo organizado entre municípios que vivem, de forma particular, as vicissitudes do mundo rural e/ou as especificidades dos territórios de baixa e muito baixa densidade que obrigam à definição e implementação de políticas públicas específicas de promoção do desenvolvimento e da coesão territorial para estes espaços mais vulneráveis.