O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, participou no passado sábado, dia 27 de junho, no Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros de Portugal, realizado em Pombal, na qualidade de vice-presidente do Conselho Fiscal daquela instituição.
Da ordem de trabalhos desta sessão ordinária constaram, entre outros pontos, a apreciação e votação da proposta de Revisão Orçamental de 2019 bem como do Relatório e Contas do exercício do ano de 2019 e ainda a ratificação de uma decisão de utilização de verbas do Fundo de Proteção Social do Bombeiros. Todas as propostas mereceram a aprovação dos conselheiros.
A ocasião foi também aproveitada para abordar algumas das questões que preenchem a actualidade da agenda dos Bombeiros em Portugal, nomeadamente a momento difícil que enfrentamos, motivado pela pandemia da Covid-19, que trouxe dificuldades acrescidas às associações de bombeiros, nomeadamente financeiras, já que, ao mesmo tempo que se verificaram grandes quebras ao nível dos serviços de saúde, houve aumentos consideráveis nas despesas, sobretudo para aquisição de equipamentos de protecção individual.
O DECIR 2020 esteve também em discussão, nomeadamente as dificuldades que se colocam às Associações para fazerem face às ocorrências em tempos de pandemia, que obrigam a cuidados redobrados e à criação de condições de segurança (materiais de protecção) que implicam custos acrescidos. A este propósito, Fernando Queiroga lembra que “apesar de ter havido aumento das comparticipações às Associações, esse aumento continua a ser insuficiente para quem tem que trabalhar 24 horas por dia e fazer face às ocorrências num contexto muito difícil”. Contudo, deixa o compromisso de que “os bombeiros tudo continuarão a fazer para socorrer as populações e zelar pela sua segurança”.