O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Boticas esteve reunido na passada segunda-feira, dia 22 de abril, no edifício dos Paços do Concelho.
O encontro, que foi presidido pelo Vice-Presidente da Câmara de Boticas, Guilherme Pires, e que contou com a presença de várias entidades locais, permitiu analisar e avaliar as iniciativas desenvolvidas a nível local.
A reunião, teve início com uma homenagem ao Professor Américo Barroso, falecido a 6 de março de 2024, que representou de forma notável o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro no Conselho Local de Ação Social, com um minuto de silêncio em sua homenagem.
No que diz respeito à avaliação do Plano de Ação do ano 2023, foi feito um balanço positivo, uma vez que foram concretizadas a maioria das ações programadas para os três eixos estratégicos de intervenção, nomeadamente no que respeita ao Eixo I – Família, Comunidade e Saúde, Eixo II – Educação, Qualificação, Emprego e Empreendedorismo, e Eixo III – Setor Turístico e Cultural. Na totalidade, foram realizadas 91 das 97 ações previstas para o Plano de Ação 2023.
Foi também apresentado e aprovado o Plano de Ação para 2024, que prevê dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos anos anteriores, pelo sucesso demonstrado.
Na reunião foi ainda apresentada e aprovada a Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais – Creche - PRR-RE-C03-i01-09-000089, uma candidatura da Santa Casa da Misericórdia de Boticas.
Outro dos pontos debatidos, foi uma outra candidatura da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, de Habitação Colaborativa e Comunitária, onde serão construídas 9 habitações (T1), para um total de 18 utentes, destinadas, sobretudo, para a população idosa, mas também para outros casos de pessoas em situação de vulnerabilidade ou emergência. Após votação, o parecer da respetiva candidatura, foi aprovado por unanimidade.