O Conselho Local de Ação Social de Boticas(CLAS) reuniu, na passada quinta-feira, dia 26 de abril, no edifício dos Paços do Concelho, para proceder à avaliação e análise do Plano de Ação para 2017 e apresentar o Plano de Atividades para 2018.
No que diz respeito à avaliação e análise das atividades desenvolvidas em 2017, realizaram-se 81 iniciativas, divididas pelos quatro eixos de atuação, Eixo I - Melhoria da qualidade de vida de grupos vulneráveis; Eixo 2 - Promoção da educação e formação; Eixo 3 - Empreendedorismo e fixação da população e o Eixo 4 - Dinamização do setor turístico e cultural, sendo que todas as atividades decorreram dentro do previsto e foram todas bem sucessivas.
Por sua vez, para o Plano de Ação 2018, os eixos e os objetivos mantêm-se os mesmos definidos no Plano de Desenvolvimento Social 2015-2020, que se caracteriza pela matriz de intervenção social, a nível local.
O Plano de Ação para 2018 conta com algumas novidades nomeadamente no eixo I, com a inclusão da atividade “Universidade Júnior”.
No eixo II prevê-se a candidatura da Câmara Municipal à iniciativa “Município Amigo do Desporto”, o arranque dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar: Guerreiros de Sucesso/Equipa Multidisciplinar e Guerreiros de Sucesso/Ações de Enriquecimento Curricular e, por fim, a inclusão da Escola de Música de Boticas no plano para o presente ano.
No eixo IV incluiu-se o Rali do Alto Tâmega, como nova iniciativa de dinamização do setor turístico e cultural.
A reunião contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, e de representantes das entidades que integram a comissão. Foram ainda apresentados os novos elementos aprovados no regulamento interno, Conselheira Local para a Igualdade, representante das Juntas de Freguesia, Guarda Nacional Republicana (GNR), Águas de Carvalhelhos, Mais Boticas – Associação Empresarial Botiquense e Associação Ambiental e Cultural Celtiberus.