A Praça do Município foi palco, na passada sexta-feira, dia 16 de agosto, do Festival de Folclore do Concelho de Boticas, cumprindo mais uma vez a tradição de uma noite dedicada à etnografia e ao folclore.
Com a Praça do Município lotada, a 28ª edição do evento começou, como habitualmente, no Largo de Nossa Senhora da Livração, com os quatro grupos folclóricos participantes a desfilarem em cortejo até à Praça do Município.
Antes da atuação, os ranchos subiram a palco para receberem das mãos do Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, e dos Vereadores Guilherme Pires e Isabel Torres, o diploma e o Laço do Folclore alusivos a mais uma edição do certame.
Fernando Queiroga aproveitou o momento para dirigir umas palavras de agradecimento aos grupos participantes “por manterem vivos os usos e costumes do nosso país, em especial ao rancho de Beça, por manter viva esta tradição secular que faz parte da história do nosso concelho”, realçando que “é fundamental que se continue a preservar a nossa cultura, de forma que este importante património que tanto valorizamos continue a ser preservado”.
O Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça foi o anfitrião do festival, que contou também com a presença do Rancho Folclórico de São Martinho, de Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto), do Grupo Folclórico da Corredoura, de São Torcato – Guimarães, e do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio (Braga).
O Festival de Folclore é já uma iniciativa “obrigatória” na agenda cultural de verão promovida pela Câmara Municipal, que coincide com as Festas do Concelho, em honra de Nossa Senhora da Livração.