Foi com a Praça do Município lotada que se realizou na passada sexta-feira, dia 18 de agosto, o Festival de Folclore do Concelho de Boticas, cumprindo-se assim a tradição de uma noite dedicada à etnografia e folclore.
A 27ª edição do evento começou, como habitualmente, no Largo de Nossa Senhora da Livração, com os quatro grupos folclóricos participantes a desfilarem em cortejo até à Praça do Município.
Antes de aturem, os ranchos subiram a palco para receberem das mãos do Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, dos Vereadores Guilherme Pires e Isabel Torres, e do Presidente da Junta de Freguesia de Boticas e Granja, José Manuel Pereira, o diploma e o Laço do Folclore alusivos a mais uma edição do certame.
O autarca aproveitou a ocasião para dirigir umas palavras de apreço aos grupos participantes “pela dedicação em manterem vivos os usos e costumes do nosso país, sobretudo aos ranchos do Concelho de Boticas por manterem viva esta tradição secular”, destacando que “é fundamental que se continue a preservar esta cultura musical, de forma a que este importante património seja cada vez mais valorizado, não apenas em Portugal como em países com comunidades portuguesas”.
Fernando Queiroga terminou a sua intervenção fazendo um agradecimento especial ao Rancho Folclórico As Estrelas de Gond-Pontouvre (França) que, fruto do protocolo de Geminação existente há vários anos entre os Municípios de Boticas e Gond-Pontouvre, atuou mais uma vez no festival.
O Rancho Folclórico Santa Maria de Covas do Barroso e o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça foram os anfitriões do festival, que contou ainda com a participação do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Oleiros (Ponte da Barca).
O Festival de Folclore tornou-se numa iniciativa obrigatória na agenda cultural “Verão em Festa” promovida pela autarquia, coincidindo com as Festas do Concelho de Boticas em honra de Nossa Senhora da Livração.
CLDS 4G promoveu palestra sobre “Transição entre Ciclos Educativos | Importância do Brincar na Infância”