Foi com a Praça do Município lotada que se realizou na passada sexta-feira, dia 18 de agosto, o Festival de Folclore do Concelho de Boticas, cumprindo-se assim a tradição de uma noite dedicada à etnografia e folclore.
A 27ª edição do evento começou, como habitualmente, no Largo de Nossa Senhora da Livração, com os quatro grupos folclóricos participantes a desfilarem em cortejo até à Praça do Município.
Antes de aturem, os ranchos subiram a palco para receberem das mãos do Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, dos Vereadores Guilherme Pires e Isabel Torres, e do Presidente da Junta de Freguesia de Boticas e Granja, José Manuel Pereira, o diploma e o Laço do Folclore alusivos a mais uma edição do certame.
O autarca aproveitou a ocasião para dirigir umas palavras de apreço aos grupos participantes “pela dedicação em manterem vivos os usos e costumes do nosso país, sobretudo aos ranchos do Concelho de Boticas por manterem viva esta tradição secular”, destacando que “é fundamental que se continue a preservar esta cultura musical, de forma a que este importante património seja cada vez mais valorizado, não apenas em Portugal como em países com comunidades portuguesas”.
Fernando Queiroga terminou a sua intervenção fazendo um agradecimento especial ao Rancho Folclórico As Estrelas de Gond-Pontouvre (França) que, fruto do protocolo de Geminação existente há vários anos entre os Municípios de Boticas e Gond-Pontouvre, atuou mais uma vez no festival.
O Rancho Folclórico Santa Maria de Covas do Barroso e o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça foram os anfitriões do festival, que contou ainda com a participação do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Oleiros (Ponte da Barca).
O Festival de Folclore tornou-se numa iniciativa obrigatória na agenda cultural “Verão em Festa” promovida pela autarquia, coincidindo com as Festas do Concelho de Boticas em honra de Nossa Senhora da Livração.