Naquela que é já uma tradição, a Câmara Municipal de Boticas proporcionou aos alunos que frequentam o 4º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho, nos passados dias 25 e 26 de maio, uma visita a Lisboa, que lhes permitiu ficarem a conhecer alguns dos mais simbólicos e emblemáticos monumentos da capital do nosso país, para além de lhes proporcionar a deslocação em diferentes meios de transporte.
O primeiro dia desta visita começou com a viagem de autocarro entre Boticas e o Porto, para fazer a viagem de combóio até Lisboa (no alfa pendular), com paragem na Gare do Oriente. Chegada à capital portuguesa, a comitiva deslocou-se para a Pousada da Juventude de Oeiras, onde almoçou, na companhia do Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, e da Vereadora da Educação, Isabel Torres.
A tarde foi ocupada com uma visita guiada à Assembleia da República, na companhia do deputado do PSD eleito pelo círculo eleitoral de Vila Real, Artur Soveral Andrade. Durante a visita as crianças conheceram a “Casa da Democracia” e tiveram oportunidade de se cruzarem com algumas personalidades ligadas à política nacional.
Seguiu-se um breve passeio pela zona envolvente do Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos e do Museu Nacional de Arqueologia, onde está exposta a estátua do “Guerreiro Calaico”, um ex-líbris do Concelho de Boticas e símbolo da arqueologia nacional. Apesar do Museu se encontrar encerrado ao público, em virtude das obras de que está a ser alvo, foi-lhes proporcionado o acesso à sala onde estão expostos os Guerreiros de Boticas, para gáudio e satisfação de todos.
Depois da pernoita na Pousada da Juventude Oeiras, o segundo dia de viagem começou com uma ida ao Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações, seguindo-se o almoço no McDonald’s do Centro Comercial Vasco da Gama.
Ao início da tarde a comitiva rumou até ao Aeroporto Humberto Delgado para a viagem de avião até ao Porto, naquele que foi o “batismo de voo” de uma boa parte das crianças.
Apesar do cansaço no final desta visita de dois dias, cujos custos são suportados na totalidade pela Câmara de Boticas, as crianças mostraram-se visivelmente felizes pela experiência vivida e pelas memórias que a mesma certamente lhes proporcionou.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, salienta que “esta é uma iniciativa que a Autarquia procurará manter ano após ano, por considerar que é uma oportunidade única e um momento inesquecível para as crianças, que contactam com diferentes realidades e ficam a conhecer um pouco melhor o funcionamento das instituições nacionais, nomeadamente da Assembleia da República”.