Numa iniciativa que se transformou já em tradição e que ano após ano é aguardada com grande expetativa pelas crianças, a Câmara Municipal de Boticas proporcionou, nos passados dias 24 e 25 de maio, uma visita de estudo a Lisboa aos alunos que frequentam o 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico no Concelho.
Esta visita de estudo repetiu-se pelo 15º ano consecutivo e proporcionou uma experiência inédita a 32 crianças, com idades de 10 e 11 anos, que não só puderam conhecer alguns dos mais emblemáticos locais da capital portuguesa como tiveram também a oportunidade de experimentarem diferentes meios de transporte, nomeadamente o comboio e o avião, utilizados na ida e no regresso na ligação entre o Porto e Lisboa.
O dia de quinta-feira começou bem cedo, com a viagem de Boticas até ao Porto, onde o grupo se dirigiu à Estação de Campanhã para entrar no comboio que o levaria até à Gare do Oriente. Daí, as crianças rumaram até à Pousada da Juventude de Lisboa, situada junto ao Saldanha, onde o Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, se juntou ao grupo, acompanhando-o no almoço e logo de seguida na visita à Assembleia da República.
A visita à “Casa da Democracia” portuguesa foi acompanhada pela Deputada Manuela Tender, eleita pelo Distrito de Vila Real, e pelo Deputado botiquense José Carlos Barros, a que se juntou posteriormente o Deputado Pedro Pimentel, também eleito por Vila Real. Pouco depois, as crianças foram recebidas pelo Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, que fez questão de posar com o grupo para a fotografia, e também pelo líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão. Antes de uma visita às galerias da Assembleia da República, o grupo contactou ainda com outras figuras maiores da política nacional, caras apenas conhecidas através da televisão.
Terminada a visita à Assembleia da República, e sempre acompanhadas pelo Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, e pela vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes, as crianças rumaram ao Mosteiro dos Jerónimos, para ficarem a conhecer o Museu Nacional de Arqueologia, onde as estátuas dos Guerreiros Calaicos de Boticas, provenientes do castro do Lesenho, em Campos, ocupam um lugar central na exposição, sendo os ex-libris e símbolos da arqueologia portuguesa.
No dia de quinta-feira houve ainda tempo para um passeio junto ao Padrão dos Descobrimentos, antes de rumarem à Pousada da Juventude, para pernoitarem.
A manhã de sexta-feira foi, como habitualmente, reservada para uma visita ao Oceanário de Lisboa, que se encontra a comemorar 20 anos de existência, seguindo-se o almoço no Macdonalds e a partida para o aeroporto Humberto Delgado, para viajarem de avião até ao Porto, onde o autocarro do Município já esperava as crianças para as trazer de regresso a Boticas.
Foram dois dias diferentes que permitiram experiências únicas às crianças e que serão por recordados por elas e partilhados com os seus familiares e amigos.
O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, manifesta a sua satisfação “por ver o entusiasmo com que as nossas crianças vivem esta experiência”, sublinhando que “esta é uma iniciativa que a Câmara de Boticas procurará manter ano após ano, por considerarmos que é efectivamente uma mais-valia para as nossas crianças, que lhes permite ter contacto com realidades diferentes, ficando a conhecer um pouco melhor o funcionamento das instituições nacionais, em particular da Assembleia da República”.
Assembleia Municipal aprovou IMI na taxa mínima, devolução do IRS aos munícipes e isenção de taxas administrativas e de licenciamento