A Praça do Município de Boticas acolheu, nos dias 23 e 24 de março, a iniciativa “Cantinho da Páscoa”, inserida no evento “Páscoa Viva”, organizado pela Mais Boticas – Associação Empresarial Botiquense, com o apoio da Câmara Municipal de Boticas.
Durante o fim-de-semana, para além da venda de produtos locais, decorreram várias atividades alusivas à época, direcionadas sobretudo para os mais novos, nomeadamente o “Workshop de Folar”, o “Atelier de Páscoa”, pinturas faciais, insufláveis, desportos radicais, e uma animada “Caça ao Ovo”, muito aguardada pelos mais pequenos.
No sábado, o Vice-Presidente do Município, Guilherme Pires, juntamente com o Presidente da Mais Boticas – Associação Empresarial Botiquense, Paulo Aleixo, e o Presidente da Junta de Freguesia de Boticas e Granja, José Manuel Pereira, procederam à abertura do evento com a habitual ronda pelos stands.
A animação de rua foi uma constante com várias atuações e música ao vivo, como o espetáculo musical do grupo “D.N.A”, na noite de sábado, que continuou pela noite fora ao som do botiquense DJ PASCOAL. Já no Domingo, a animação durante a tarde ficou a cargo do grupo musical Mega Show.
À semelhança das edições anteriores, o destaque foi para a tradicional degustação do “Folar Gigante”, com cerca de 160 metros de comprimento, confecionado em conjunto pelas padarias locais, e motivo de atração de milhares de pessoas que quiseram associar-se à iniciativa e apreciar este produto típico da Páscoa.
O momento simbólico do corte do folar contou com a presença do Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, do Presidente da Associação Empresarial Botiquense, Paulo Aleixo, do Presidente da Junta de Freguesia de Boticas e Granja, José Manuel Pereira, e dos responsáveis pelas padarias envolvidas na confeção do folar.
O objetivo desta iniciativa de Páscoa é dinamizar o comércio tradicional e atrair pessoas ao concelho de Boticas, como referiu o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga.
“Este tipo de iniciativas, são fundamentais para promover e divulgar o nosso concelho, e, em simultâneo, atrair mais gente de fora que nos visita, que é isso que nós queremos e que voltem mais vezes” disse o autarca.
Fernando Queiroga sublinhou ainda, “o desempenho da organização neste tipo de eventos, que servem para estes convívios que são um sucesso. É para isso que trabalhamos em conjunto, também com as nossas panificadoras que muito têm contribuído nesta iniciativa, sempre a pensar no desenvolvimento do nosso concelho”.
Para o presidente da Associação Empresarial Botiquense, Paulo Aleixo, o balanço “é francamente positivo, porque o tempo também ajudou”.
O responsável adiantou que “o folar gigante é o ponto alto desta iniciativa da “Páscoa Viva”, são cerca de 160 metros de comprimento, podemos garantir que é o maior folar do país, e para o ano certamente teremos de aumentar novamente, porque felizmente temos cada vez mais gente a visitar o nosso território”.