Exposição "Cuidado! Invasoras Aquáticas!" patente ao público em Boticas
BOTICAS, 2023-01-25 17:27:38

Vídeo

Foi inaugurada esta terça-feira, dia 24 de janeiro, pelo Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, e pela responsável ambiental pelo Sistema Eletroprodutor do Tâmega, Sara Hoya, a exposição "Cuidado! Invasoras Aquáticas!", um projeto da LIFE INVASAQUA em parceira com a IBERDROLA.

Na mostra patente ao público no Átrio da Câmara Municipal de Boticas é possível ficar a conhecer as espécies aquáticas invasoras da Península Ibérica, o seu grau de ameaça à fauna e flora autóctones, bem como as consequências e o impacto ambiental e socioeconómico que estes seres vivos causam na biodiversidade dos territórios.

Os objetivos principais do projeto passam por promover a divulgação de informação sobre Espécies Exóticas Invasoras (EEI) aquáticas na Península Ibérica e sensibilizar as comunidades para as questões ambientais.

Para Fernando Queiroga “esta iniciativa é de elevada importância para os municípios abrangidos pelo projeto do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, que sempre demonstraram as suas preocupações relativamente à preservação do meio ambiente e da biodiversidade local, sendo que a IBERDROLA tem demonstrando o seu interesse em minimizar ao máximo os impactos ambientais adjacentes à construção das barragens”.

“Temos conhecimento que há pelo menos uma espécie, o lagostim, a proliferar em grande número na barragem de Daivões, por isso é fundamental que as populações estejam informadas e saibam proteger o nosso vasto património natural”, destacou o autarca.

A exposição itinerante é constituída por mais de 50 painéis com informação alusiva a esta problemática e vai percorrer os municípios abrangidos pela construção do Sistema Electroprodutor do Tâmega (SET), de forma a sensibilizar as populações para as questões ambientais, nomeadamente à proliferação de espécies aquícolas exóticas com caraterísticas invasoras nas barragens do Alto Tâmega, Daivões e Gouvães.

Visitas ao Concelho   Senhor do Monte   Desporto   Corrida de Abril   Verão em Festa 2023   Cão de Gado Transmontano   Defesa da Floresta   Casas do Conhecimento   Dia do Idoso   Festa de Boticas   Natal   B.V.B.   Visita de Estudo a Lisboa   GDB   Gond-Pontouvre   Fórum Boticas   Sapadores Florestais   Boticas Parque   FestInVale   +Boticas

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”