Foi inaugurada esta terça-feira, dia 24 de janeiro, pelo Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, e pela responsável ambiental pelo Sistema Eletroprodutor do Tâmega, Sara Hoya, a exposição "Cuidado! Invasoras Aquáticas!", um projeto da LIFE INVASAQUA em parceira com a IBERDROLA.
Na mostra patente ao público no Átrio da Câmara Municipal de Boticas é possível ficar a conhecer as espécies aquáticas invasoras da Península Ibérica, o seu grau de ameaça à fauna e flora autóctones, bem como as consequências e o impacto ambiental e socioeconómico que estes seres vivos causam na biodiversidade dos territórios.
Os objetivos principais do projeto passam por promover a divulgação de informação sobre Espécies Exóticas Invasoras (EEI) aquáticas na Península Ibérica e sensibilizar as comunidades para as questões ambientais.
Para Fernando Queiroga “esta iniciativa é de elevada importância para os municípios abrangidos pelo projeto do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, que sempre demonstraram as suas preocupações relativamente à preservação do meio ambiente e da biodiversidade local, sendo que a IBERDROLA tem demonstrando o seu interesse em minimizar ao máximo os impactos ambientais adjacentes à construção das barragens”.
“Temos conhecimento que há pelo menos uma espécie, o lagostim, a proliferar em grande número na barragem de Daivões, por isso é fundamental que as populações estejam informadas e saibam proteger o nosso vasto património natural”, destacou o autarca.
A exposição itinerante é constituída por mais de 50 painéis com informação alusiva a esta problemática e vai percorrer os municípios abrangidos pela construção do Sistema Electroprodutor do Tâmega (SET), de forma a sensibilizar as populações para as questões ambientais, nomeadamente à proliferação de espécies aquícolas exóticas com caraterísticas invasoras nas barragens do Alto Tâmega, Daivões e Gouvães.