"Carvalhelhos Limpa" 2024
BOTICAS, 2024-04-12 14:29:35

A população de Carvalhelhos uniu-se em prol de uma causa comum: a preservação do meio ambiente. Na procura incessante pela conservação da natureza e pela beleza intocada da aldeia, a maioria dos habitantes levaram a cabo a atividade anual conhecida como "Carvalhelhos Limpa".

Esta iniciativa comunitária é um verdadeiro testemunho do compromisso e do amor que os habitantes de Carvalhelhos têm pela sua terra. Todos os anos, pessoas de todas as idades reúnem-se para realizar uma grande limpeza em áreas específicas da aldeia.

A atividade "Carvalhelhos Limpa" começou com a mobilização da comunidade, com anúncios e convites para participação no evento. No dia 24 de março, os moradores concentraram-se junto da antiga escola primária, equipados com luvas, sacos de lixo e ferramentas de limpeza, prontos para iniciar o trabalho árduo, mas gratificante.

Os voluntários dividiram-se em equipas e partiram em tratores para áreas previamente identificadas que necessitavam de limpeza. Desde as bermas das estradas que atravessam a aldeia, caminhos agrícolas e florestais, nenhum canto foi deixado de fora. Durante horas, dedicaram o seu tempo e esforço para recolher lixo, resíduos e detritos, devolvendo à natureza a sua pureza original.

Além de promover a limpeza física do ambiente, "Carvalhelhos Limpa" também serve como um catalisador para a consciencialização ambiental. Enquanto trabalham juntos, os participantes compartilham histórias, trocam ideias e discutem maneiras de reduzir o desperdício e preservar os recursos naturais da região.

No final da manhã, cansados, mas satisfeitos, os voluntários retornaram à antiga escola primária, onde foram recebidos com um magnifico e merecido almoço. Enquanto, a montanha de lixo recolhida é exibida como um símbolo da colaboração e do compromisso comum com um objetivo maior.

"Carvalhelhos Limpa" não é apenas uma atividade de limpeza, é uma expressão do orgulho e do cuidado que os residentes têm para a sua comunidade e pelo meio ambiente que a rodeia. Ano após ano, essa iniciativa continua a fortalecer os laços entre os habitantes de Carvalhelhos e a fortalecer o compromisso coletivo com a preservação do lugar que chamam de lar.

Concentração de Minibasquetebol em Boticas

Reunião da CIMAT sobre Oferta Formativa para 2024/2025

Semana da Leitura 2024

Reunião do Conselho Local de Ação Social