Visita de Estudo a Lisboa dos alunos do 4º ano
BOTICAS, 2019-06-03 18:40:03

A Câmara Municipal de Boticas organizou, nos passados dias 30 e 31 de maio, a tradicional visita de estudo a Lisboa dos alunos que frequentam o 4º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro.

Esta visita à capital portuguesa já se realiza pela 16ª vez consecutiva e este ano contou com a participação de 48 crianças, que tiveram a possibilidade de conhecer alguns dos locais e monumentos mais emblemáticos de Lisboa.

O primeiro dia começou com a viagem de autocarro entre Boticas e o Porto, mais propriamente a Estação da Campanhã, local onde as crianças seguiram viagem de comboio até a Gare do Oriente. Chegadas a Lisboa foi tempo de repor energias e almoçar na Pousada da Juventude de Almada, situada na margem sul do rio Tejo, na companhia do Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, e da Vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes.

A tarde estava reservada para uma visita guiada à Assembleia da República pela Deputada Manuela Tender, eleita pelo círculo de Vila Real, e pelo Deputado José Carlos Barros, natural de Boticas. Durante a visita as crianças conheceram outros deputados e personalidades ligadas à política, entre os quais os deputados Luís Ramos e Fernando Negrão e, ainda, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Seguiu-se a visita ao Museu Nacional de Arqueologia, onde está exposta a estátua do “Guerreiro Calaico”, encontrada no Castro do Outeiro do Lesenho, um ex-líbris do Concelho de Boticas e símbolo da arqueologia nacional.

Antes de rumarem novamente à Pousada da Juventude de Almada, as crianças ainda puderam desfrutar de um lanche e passeio na zona envolvente ao Mosteiro dos Jerónimos e ao Padrão dos Descobrimentos.

O segundo dia começou com uma visita guiada ao Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações, seguindo-se o almoço no MacDonalds do Centro Comercial Vasco da Gama.

Antes de rumarem ao Aeroporto Humberto Delgado para seguirem viagem de avião até ao Porto, ainda foi possível fazer uma breve ronda de autocarro e ver outros locais conhecidos da capital, nomeadamente os Estádios de Futebol de Alvalade e da Luz, bem como o Jardim Zoológico de Lisboa.

A viagem de regresso a Boticas foi feita novamente no autocarro. No final da aventura e apesar de todo o cansaço, as crianças demonstraram a sua felicidade e alegria pela experiência única e inesquecível que a autarquia lhes proporcionou.

O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, sublinhou que “é sempre uma grande satisfação proporcionar esta visita a Lisboa às crianças do 4º ano. É uma oportunidade que têm para visitar alguns locais emblemáticos da democracia portuguesa, como é a Assembleia da República, mas também outros equipamentos de grande relevância da capital do nosso país, para além de uma vista ao Museu Nacional de Arqueologia, onde podem ver a estátua original do nosso Guerreiro Calaico. É fantástico podermos proporcionar todas estas experiências às nossas crianças, dando-lhes a conhecer outras realidades do nosso país. Por todas estas razões, é uma iniciativa que pretendemos manter no Futuro”.

Presidente   Corrida de Abril   Natalidade   Janeiras / Reis   Rali   Fernando Queiroga   Desporto   +Boticas   Livros / Lançamentos / Feiras   ANMP   S. Sebastião   B.V.B.     Património Agrícula Mundial   Confraria   Obras   Defesa da Floresta   Seminário   Visita de Estudo a Lisboa   Comissão Municipal de Defesa da Floresta

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024