O Município de Boticas viu aprovada uma candidatura apresentada ao Programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de Biorresíduos”, no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) e o Fundo Ambiental.
Através desta operação, a autarquia pretende aumentar a abrangência do sistema de recolha de biorresíduos no concelho, mediante a aquisição de contentores para recolha quer de resíduos verdes provenientes da limpeza e manutenção de jardins, nomeadamente aparas, ramos, relva e ervas, entre outros, quer de resíduos alimentares, como são o caso das cascas de legumes, frutas e ovos, carne e peixe, restos de sopa, pão, bolos e frutos secos, borras de café ou saquetas de chá.
O projeto contribuirá ainda para uma maior eficiência na gestão dos resíduos e aproveitamento de todo o seu potencial ambiental, bem como para o cumprimento das medidas preconizadas nos regulamentos europeus em matéria ambiental.
Nesse sentido, o Município de Boticas tem vindo a desenvolver um conjunto de ações relacionadas com o melhoramento dos níveis de reciclagem e de outras formas de valorização de resíduos urbanos, sensibilizando a comunidade local para a importância da utilização de práticas amigas do ambiente.
Com a implementação deste projeto espera-se uma redução da quantidade de biorresíduos depositada em aterro, dos odores libertados e também da melhoria da qualidade dos materiais triados nas linhas mecânicas.
De referir que esta candidatura tem um investimento total elegível de 59.560,29 €, financiado a 100% pelo Fundo Ambiental.