Tradição da Mesinha de S. Sebastião voltou a cumprir-se em Dornelas
BOTICAS, 2023-01-23 16:59:13

Vídeo

Depois do interregno devido à pandemia de Covid-19, a tradição voltou a cumprir-se na passada sexta-feira, dia 20 de janeiro, em Vila Grande, freguesia de Dornelas, com a realização da festa em honra de S. Sebastião.

A “Mesinha de S. Sebastião” ou “Festa das papas”, nomes pelos quais também é conhecida esta festa religiosa, contou com a presença de milhares de pessoas que encheram as ruas da aldeia naquela que é considerada uma das romarias mais antigas do Concelho de Boticas.

Reza a lenda que os habitantes de Vila Grande (Dornelas) pediram a S. Sebastião, padroeiro da guerra, fome e peste, proteção divina, oferecendo em troca comida a todos aqueles que, no dia 20 do primeiro mês do ano, passassem pela aldeia.

Este ano não foi exceção e foram distribuídos, pela extensa mesa improvisada, colocada ao longo de uma das ruas da aldeia, centenas de quilos de pão, arroz e carnes de porco cozidas em potes de ferro ao lume, fazendo assim as delícias dos visitantes oriundos de concelhos vizinhos e de vários pontos da zona norte do país.

Antes disso, realizou-se a Santa Missa em homenagem e agradecimento ao santo, celebrada pelo pároco da aldeia, Padre Domingos Lage, e a habitual bênção dos alimentos antes de irem para a mesa.

Em representação do Município de Boticas marcaram presença nas celebrações o Vice-presidente da Câmara Municipal de Boticas, Guilherme Pires, e os vereadores Isabel Torres e Hélio Martins.

As festividades contaram ainda com a presença do Padre Fontes, que apesar das limitações físicas faz questão de participar nas celebrações, e da Chef Justa Nobre, acérrima defensora das tradições e, sobretudo, gastronomia transmontana.

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial