Foi com a Praça do Município completamente lotada que se realizou, na passada sexta-feira, dia 18 de agosto, a 23ª edição do Festival de Folclore do Concelho de Boticas. Uma noite dedicada inteiramente ao folclore, à cultura musical e aos usos e costumes tradicionais portugueses.
O Festival de Folclore já se tornou numa atividade obrigatória da Agenda Cultural de Verão do Município de Boticas, que coincide com as Festas do Concelho, uma das maiores e mais importantes festividades realizadas no Concelho Barrosão.
A noite dedicada à música e danças tradicionais teve início, como é habitual, no Largo da Nª Srª da Livração, com os ranchos folclóricos a desfilarem em cortejo até à Praça do Município.
Antes de iniciarem as suas atuações, os grupos participantes receberam das mãos do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, do Vice-Presidente, Guilherme Pires, e da Vereadora da Cultura, Maria do Céu Fernandes, uma lembrança e o Laço de Folclore alusivo à presente edição do evento.
O Festival de Folclore contou com a participação de cinco ranchos folclóricos vindos de vários pontos do norte do país.
O Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça e o Rancho Folclórico Santa Maria de Covas do Barroso, que foi recentemente reativado, após o interregno de cerca de 30 anos, foram os anfitriões do certame.
Seguiram-se o Grupo Folclórico de ACREPES – Associação Cultural e Recreativa Estudantil de Pedras Salgadas e o Rancho Folclórico Estrelas Douradas de Sande – S. Lourenço (Guimarães). O último rancho a subir ao palco foi o Grupo Cultural e Recreativo Danças e Cantares de Ponte de Lima.