O Salão Nobre da Câmara Municipal de Boticas acolheu, na passada terça-feira, dia 9 de julho, a apresentação do Livro “Boticas escreve a sua História”, da autoria de Maria Isabel Viçoso, diretora da Revista Cultural "Aquae Flaviae", com a apresentação da obra a cargo do coautor e seu marido, e também ex-Presidente da Câmara de Boticas, José Joaquim de Sousa Fernandes, onde aproveitou para fazer algumas considerações sobre a obra e revelar um pouco do que se pode encontrar ao longo das suas 950 páginas.
Esta obra é o resultado de um vasto trabalho de investigação levado a cabo durante oito anos, sobre o património cultural e religioso do concelho de Boticas.
O Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, presidiu à cerimónia de apresentação da obra que “é uma referência e que versa sobre a nossa identidade. Existiam algumas publicações sobre o concelho, mas ainda não tínhamos uma obra assim tão completa,” afirmou o autarca, acrescentando que “o objetivo é preservar a nossa história, dar a conhecer às pessoas o nosso património cultural e religioso e servir também para memória futura”.
“Esta obra reflete o esforço que temos vindo a fazer nos últimos anos, no sentido de valorizar o património natural, arqueológico e cultural que existe no concelho de Boticas e que nos surpreende com a sua riqueza todos os dias. Eu que conheço o concelho todo, há lugares e pormenores que desconhecia completamente” reforçou o autarca.
Segundo a autora do livro, depois da elaboração “acabei por me apaixonar muito mais pelo Município de Boticas, pelo seu passado e pelo seu valioso presente, desde as suas paisagens naturais à ancestralidade histórica, à antiguidade clássica da época romana e sobretudo o património construído e recuperado”.
De acordo com Maria Isabel Viçoso, esta obra pretendia "que soubéssemos e conhecêssemos a história de Boticas desde a época da pré-história até à atualidade. O livro dá a conhecer as muitas realidades que tem o concelho, umas à mostra, outras ainda muito escondidas, porque Boticas é detentora de uma relevante história. Há aqui factos da história que aconteceu na Europa há milhares de anos, e encontramos aqui reflexos dessas passagens”.
“Quem ler este livro sabe como viveram há muitos anos neste território, porque vemos os castros e não sabemos o que aconteceu naquelas terras, como viveram naquela época. Quem ler esta obra fica a saber um pouco mais. Boticas ser amanhã bem recordado é também um dos motivos deste trabalho”, referiu a autora.
O livro “Boticas escreve a sua História” documenta o património cultural, religioso arquitetónico, paisagístico, etnográfico, e é constituído por três fases, que dão a conhecer de forma detalhada e pormenorizada 54 povoações que fazem parte do concelho de Boticas.
Nota: Quem quiser adquirir o livro está à venda na Loja Interativa de Turismo no Centro de Artes Nadir Afonso, em Boticas.
Horários:
Telefone - 276410200 | e-mail - canadirafonso@cm-boticas.pt