O Salão Nobre da Câmara Municipal de Boticas foi o local escolhido para a apresentação do Livro “A Biodiversidade do Barroso – Libélulas e Libelinhas”, da autoria de Ernestino Maravalhas, José Manuel Arantes, Albano Soares e Rudolf Malkmus, iniciativa que teve lugar no passado sábado, dia 14 de outubro.
Este é o segundo livro da colecção “A Biodiversidade do Barroso”, depois do guia “Borboletas Diurnas”, editado em agosto do ano passado. Tal como o seu antecessor, trata-se de uma espécie de guia de bolso, com 160 páginas, de consulta fácil e intuitiva, que apresenta informação sobre 42 espécies de Libélulas e Libelinhas encontradas na região de Barroso, tratando-se de uma edição bilingue (português e inglês).
O Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, presidiu à cerimónia de apresentação deste segundo volume da colecção “A Biodiversidade do Barroso”, reafirmando que “este trabalho contribuiu para a promoção e divulgação de Boticas e é mais uma evidência da grande riqueza natural e paisagística existente neste território, dando ainda mais relevância à classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial. O património natural do concelho de Boticas não pára de nos fascinar e todos os dias somos surpreendidos com a sua riqueza. Por isso mesmo, procurando deixar um importante legado às gerações futuras, cabe-nos fazer tudo o que está ao nosso alcance para o preservar e dar a conhecer”, reforçou o autarca.
Ernestino Maravalhas, o principal mentor de todo este projecto e um verdadeiro apaixonado pela natureza e pela biodiversidade, renovou o agradecimento pelo apoio da autarquia a este projeto, sublinhando que “a biodiversidade do Barroso é única no país e uma das mais importantes no que concerne à grande variedade de espécies animais, pelo que há ainda muito para descobrir nesta região”.
De referir que este livro é o segundo volume de uma coleção de guias de bolso, na sequência do “Borboletas Diurnas”, estando em preparação mais três volumes que brevemente serão dados à “estampa”.