O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o local escolhido para a apresentação do livro “Emys Orbicularis – Estrutura, dinâmica, padrões de movimentação e corredores ecológicos na metapopulação”, de Sónia Magalhães.
A apresentação, que decorreu na passada quarta-feira, dia 21 de outubro, contou com a presença da Vereadora da Município de Boticas, Maria do Céu Fernandes, do investigador da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, Prof. Luís Fontes, e da autora, Sónia Magalhães.
Este trabalho de investigação pretende aprofundar o conhecimento do cágado-de-carapaça-estriada, umas das espécies de tartarugas de água doce autóctones em Portugal, e contribuir para a preservação da mesma, em particular da metapopulação de Emys Orbicularis existente no extremo norte de Boticas, nas lagoas da área do Parque Arqueológico do Vale do Terva (PAVT).
O PAVT alberga, assim, a população de cágados mais numerosa do norte do país e foi esse o motivo que levou Sónia Magalhães a desenvolver a sua dissertação de mestrado sobre este réptil anfíbio que está, segundo os últimos estudos, em vias de extinção.
“A grande importância de estudar esta espécie não é só pelo conhecimento que vou adquirindo, mas sobretudo pela preservação do cágado-de-carapaça-estriada, e isso só vai acontecer se as pessoas estiverem informadas. O objetivo é educar ambientalmente as pessoas e sensibiliza-las para a proteção da espécie e do seu habitat, o que é muito importante”, referiu Sónia Magalhães.
A publicação desta obra vem complementar a aposta do executivo municipal na preservação e divulgação do vasto património não só arqueológico, cultural e natural existente no concelho barrosão.