O Salão Nobre da Câmara Municipal recebeu, na passada sexta-feira, dia 3 de novembro, a apresentação pública do livro “Recursos Hídricos Subterrâneos – Avaliação quantitativa e qualitativa”.
Esta obra é o resultado de um vasto trabalho de investigação desenvolvido por Bárbara Pereira e Maria Puga, no âmbito do Mestrado em Ordenamento e Valorização de Recursos Geológicos, da Universidade do Minho, sob a orientação de Maria do Rosário Costa, e que tem como objetivo principal dar a conhecer as potencialidades dos recursos hídricos subterrâneos, assim como a avaliação da qualidade química da água existente no vale superior do rio Terva.
A cerimónia de apresentação contou, entre outros, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, que destacou a importância da divulgação de estudos ligados ao património natural do concelho.
“É com enorme prazer que vejo mais uma obra relacionada com o PAVT ser publicada. A água é, atualmente, um tema muito importante e por esse motivo devemos estar atentos a toda a informação sobre a qualidade e quantidade dos recursos hídricos existentes no nosso concelho para assim os podermos divulgar”, disse Fernando Queiroga.
Por sua vez, Maria do Rosário Costa referiu que “o concelho de Boticas, nomeadamente, as localidades de Boticas, Granja, Bobadela, Sapiãos e Ardãos, têm águas subterrâneas de muito boa qualidade e que merecem lugar de destaque”.
O livro “Recursos Hídricos Subterrâneos – Avaliação quantitativa e qualitativa” surgiu fruto do protocolo de colaboração existente entre a Câmara Municipal de Boticas e a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.