O Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, em conjunto com os Bombeiros Voluntários de Boticas e GNR, realizou, no passado dia 3 de março, sessões de esclarecimento sobre o Regime Excecional de Faixas de Gestão de Combustível, nas localidades de Vilar e Viveiro.
As ações têm por objetivo sensibilizar e informar as populações acerca da obrigatoriedade de limpeza dos terrenos florestais até ao dia 15 de março. Caso essa limpeza não seja efetuada, os proprietários estão sujeitos a penalizações, através de multas e coimas, que poderão ascender aos 10 mil euros.
A partir do próximo dia 15 de março as fiscalizações por parte das entidades competentes vão intensificar-se, motivo pelo qual a autarquia reforça o apelo às populações para a limpeza dos terrenos.
Desta forma, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, destaca “a necessidade do cumprimento da lei e dos prazos estabelecidos pelo governo para a limpeza das matas. De outra forma, os donos dos terrenos podem ser punidos com processos de contraordenação e multas elevadas”.