Decorreu esta quarta-feira, dia 11 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a II Sessão de Esclarecimentos sobre o Radão e apresentação dos resultados do estudo realizado no concelho botiquense.
A sessão contou com a presença do Presidente da autarquia, Fernando Queiroga, do representante da Associação Celtiberus, Nuno Teixeira, da professora e investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Elisa Preto Gomes, e do representante da empresa LUSARON, Bruno Nogueira.
No seguimento da primeira sessão de esclarecimentos, que decorreu no passado mês de novembro, foram agora apresentados os resultados das medições aos níveis de radão existentes em algumas localidades do concelho.
De forma geral, os resultados apresentados no estudo estão dentro dos valores normais de radão existentes em zonas graníticas, como é o caso de Boticas.
Como forma de combater e prevenir o aparecimento e/ou aumento dos níveis de radão existentes nas habitações é fundamental que as pessoas tenham como tarefa diária o arejamento das suas casas, permitindo que o ar circule e evitando a concentração e inalação das partículas radioativas.
O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, mostrou-se bastante satisfeito com os resultados do estudo. “Apesar de estarmos numa zona granítica, onde por natureza o nível de exposição ao radão é maior, fico satisfeito por constatar que afinal os níveis não são assim tão altos como se previa”, acrescentou o autarca.
Para esclarecimentos adicionais ou mais informações acerca do radão deverá contactar a Associação Celtiberus através do telefone: 276 410 206 e/ou e-mail: aacceltiberus@gmail.com.