O Auditório Municipal de Boticas acolheu na passada sexta-feira, dia 19 de maio, o workshop “HACCP e Flexibilidade associada”, organizado pela Associação Portuguesa dos Industriais de Carne (APIC), em parceira com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), com o apoio do Município de Boticas.
A sessão de abertura foi presidida pela Vereadora da Câmara de Boticas, Isabel Torres, acompanhada pelo Médico Veterinário Municipal, João Paulo Costa, tendo como oradoras a Diretora Executiva da APIC, Graça Mariano, e a Diretora dos Serviços de Segurança Alimentar da DGAV, Maria Manuel Mendes.
A iniciativa foi direcionada sobretudo para empresários e trabalhadores da restauração, do ramo agroalimentar e produtores locais e teve como objetivo principal abordar o Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos, sistema que se fundamenta numa metodologia preventiva, tendo em vista evitar potenciais riscos que possam causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos associados à produção e manipulação de géneros alimentícios.
Nesse sentido, o workshop permitiu esclarecer as disposições legais aplicáveis à segurança dos alimentos, identificar as situações em que a flexibilização de certas normas é possível e aconselhável e ainda verificar a conformidade dos procedimentos e o cumprimento da legislação alimentar europeia.
Além disso, os participantes realizaram trabalhos de grupo sobre o HACCP em carnes, expondo posteriormente as suas considerações.