O português Gonçalo Bandeira e a colombiana Valentina Roa (Transition Factory Racing) venceram as corridas de elite da quarta prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, disputada este fim de semana em Boticas.
O campeão português foi o melhor nas duas mangas da competição, embora em disputa equilibrada com os adversários estrangeiros. Na final, Gonçalo Bandeira parou o cronómetro em 2'12''335. Tyler Ervin (Commençal USA) foi quem mais se aproximou, ficando a 1,437 segundos. O terceiro, a 3,009 segundos, foi o francês Ian Guionnet (Privateer).
Com a vitória em Boticas, Gonçalo Bandeira passou a comandar a Taça, com três pontos de vantagem sobre o britânico Jack Reading. Nuno Reis (Casa do Povo de Abrunheira) é o primeiro na geral de sub-21, mas o vencedor da categoria neste domingo foi o canadiano Tristan Lemire (Transition Factory Racing).
Valentina Roa não deu a menor hipótese à concorrência. Na descida de qualificação mostrou ao que vinha e na final confirmou o favoritismo. Impôs-se com 2'33''883. Seguiram-se as espanholas da equipa 101% DH, Zoe Zamora e Kira Zamora, a 13,484 e a 13,926 segundos, respetivamente. Margarida Bandeira (WIldboys Riding Addiction), quarta classificada, a 16,366 segundos, foi a melhor portuguesa. Zoe Zamora segue destacada no topo da geral da Taça.
Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira) ganhou em juniores, enquanto a primazia na categoria de cadetes pertenceu a Noa Walker. Nas escolas, destaque para os juvenis Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) e Ana Rodrigues (Caniço Riders/Freeride Madeira) e ainda o infantil Efren Martinez (5th Pine MTB Team).
Nos veteranos, as vitórias sorriram à feminina Paula Seoane (TM Sport Riders), ao master 30 António Jorge (Casa do Povo de Abrunheira), ao master 40 Ricardo Soares (Bike Zone), ao master 50 Joseph Boodt (Tarifa DH Team) e ao master 60 António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira).
A Casa do Povo de Abrunheira foi a melhor equipa.
A época portuguesa de DHI irá prosseguir com o Campeonato Nacional presented by Shimano, no dia 21 de maio, no monte da Padela, Viana do Castelo. A Taça de Portugal termina no dia 4 de junho, em Porto de Mós.
De referir que a prova da Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano em Boticas foi organizada pelo Clube BTT Boticas e Câmara Municipal de Boticas, com o apoio da União Ciclista Internacional (UCI), Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real (ARCVR).
Classificações finais
[Formato . pdf - 201.07 KB KB]