Decorreu no passado fim-de-semana, dias 9 e 10 de julho, a 2.ª edição do Troféu Downhill Boticas, que contou com a participação de cerca de uma centena de praticantes vindos de vários pontos do país.
Durante os dois dias, os atletas puderam testar a consistência, qualidade e rapidez do percurso, que teve a partida no Miradouro de Seirrãos e a meta junto ao largo da feira.
Segundo o vice-presidente da autarquia botiquense, Guilherme Pires, “é importante que se continuem a realizar provas de cariz desportivo relacionadas com uma das modalidades mais praticadas atualmente, o BTT”.
“Boticas tem todas as condições para a realização de provas como esta, assim sendo, podemos juntar o útil ao agradável e dar a conhecer o que de melhor temos no nosso concelho”, acrescentou Guilherme Pires.
A pista, com cerca de 1600 metros de comprimento e um desnível a rondar os 300 metros, fez as delícias dos praticantes de downhill que demonstraram estar acima das suas expectativas, uma vez que a prova foi marcada por uma descida com muita exigência técnica e física mas recheada de adrenalina típica da modalidade mais exigente do BTT.
Apesar do downhill ser praticado maioritariamente por atletas masculinos, a 2.º edição do troféu contou, pela primeira vez, com a participação de atletas femininas, que elogiaram não só as qualidades e características da pista mas também a excelente organização.
Filipa Peres (RG/Centro Óptico de Fafe), atual campeã nacional, alcançou o primeiro lugar do pódio na categoria de Elites Femininas, com um tempo de 2:47.35.
“Foi a primeira vez que vim a Boticas e fiquei muito satisfeita com a qualidade da pista, está excelente. Fiquei ainda mais contente por ter conseguido o melhor tempo”, referiu a atleta.
O 1.º lugar de Elites/Sub 23 Masculinos foi conquistado por Rui Teixeira (RG/Centro Óptico de Fafe) que conseguiu percorrer a pista em 2:23.45.
“Participei na prova com o objetivo de ficar em 1.º lugar e consegui cumprir. Estou muito feliz. Parabéns à organização pela excelente pista”, referiu o piloto.
O atleta Rui Ribeiro (Desportivo Jorge Antunes) conseguiu fazer o melhor tempo dos Juniores, cortando a meta em 2:30.14.
“É a segunda vez que participo nesta prova. No ano passado não consegui ficar em primeiro lugar mas desta vez consegui e estou contente por isso”, afirmou Rui Ribeiro.
Na categoria de Cadetes, o melhor tempo foi alcançado por João Teixeira (RG/Centro Óptico de Fafe) e nas classes de veteranos os vencedores foram Manuel Bessa (Desportivo Jorge Antunes), em Master 30; Maurício Conceição (RG/Centro Óptico de Fafe), Master 40 e Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes), em Master 50.
Quanto à Promoção, Luís Moura (Runnbike), conseguiu o melhor tempo ao percorrer a pista em 2:32.33.
No final decorreu a cerimónia de entrega de prémios a todas as categorias em competição, às equipas com mais pilotos em prova e foi ainda entregue um Prize Money aos quatro melhores atletas da classificação geral masculina e feminina.
A entrega dos prémios ficou a cargo do vice-presidente da autarquia, Guilherme Pires e dos vereadores, Maria do Céu Fernandes e Hélio Martins.
A prova desportiva foi organizada pelo BTT Boticas e Município de Boticas e contou com o apoio da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo de Vila Real (ACVR).