Troféu Downhill Boticas com record de participantes
BOTICAS, 2019-04-15 18:11:52

Vídeo

A encosta do Miradouro de Seirrãos recebeu no passado fim de semana, dias 13 e 14 de abril, a 5º edição do Troféu Downhill (DHI) Boticas, prova internacional de categoria 2, pela primeira vez este ano pontuável para a Taça de Portugal de Downhill.

A prova, organizada pelo Clube BTT Boticas e Câmara Municipal, com o apoio da Federação Internacional de Ciclismo (UCI), Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e Associação Regional de Ciclismo de Vila Real (ARCVR), contou com a participação de mais de duas centenas de pilotos nacionais e internacionais, que durante dois dias palmilharam a pista de DHI de Boticas para alcançarem o melhor tempo possível nas diferentes categorias em competição.

Foi um fim de semana repleto de muita adrenalina num percurso bastante rápido, mas com elevado nível de exigência técnica e sobretudo física.

Vasco Bica (Miranda Factory Team) foi o grande vencedor da categoria Elites Masculino ao conseguir cortar a linha da meta 2:11.996. Em 2º lugar ficou o atleta espanhol Pedro Panizo (Tres Lunas Race), com um tempo de 2:12.996, apenas um segundo separou os dois jovens pilotos. O 3º lugar da categoria foi conquistado pelo alemão Silas Grandy (Wildpack Algarve Racing), que percorreu a pista em 2:13.141.

Quanto às Elites Femininas, categoria que contou com apenas duas atletas, o 1º lugar foi conquistado pela piloto norueguesa Mille Johnset (Atherton Bikes), que conseguiu um registo de 2:37.090. O 2º lugar foi atribuído a Ana Leite (AXPO/First Team/Vila do Conde), com um tempo de 3:01.245.

Na categoria de Cadetes, o vencedor foi Nuno Reis, com o tempo de 2:23.091, sendo que Joana Nunes foi a única Cadete feminina em prova, percorrendo a pista em 4:02.806.

Por sua vez, Gonçalo Bandeira (Miranda Factory Team) foi o Júnior mais rápido ao cortar a meta em 2:15.173.

Em Master 30, Daniel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) foi o vencedor da categoria, com um tempo de 2:20.771. Em Master 40, o 1º lugar foi para Miguel Santos, com um registo de 2:24.904. Antero Oliveira (Bike House DH Team/Guimarães) foi o vencedor da categoria Master 50, ao percorrer a pista em 2:28.976.

Por fim, em Masters Femininas participou apenas a piloto espanhola Paula Seoane (Barbanza Bike), que cortou a meta em 3:57.861.

Quanto à Promoção, Luís Moura (Moura Service/BTT Boticas/Auto-Escaleira) voltou a repetir a proeza das duas edições anteriores, tornando-se tricampeão do Troféu Downhill Boticas, com um tempo de 2:24.091.

Além da habitual entrega de prémios aos vencedores das categorias em competição e a atribuição do Prize Money aos oito primeiros classificados à geral masculina e feminina, foram ainda distinguidas as melhores equipas. O 1º lugar foi atribuído à equipa Wildpack Algarve Racing, seguindo-se a Bike House DH Team/Guimarães e, por último, a Casa do Povo de Abrunheira.

O Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, mostrou a sua satisfação por constatar que o Troféu Downhill Boticas teve o maior número de participantes de sempre. “É gratificante poder constatar a forma como este evento desportivo têm vindo a crescer ano após ano. Em apenas cinco edições é prova internacional pela terceira vez consecutiva e este ano fez também parte do calendário da Taça de Portugal de Downhill”, disse o autarca.

Fernando Queiroga acrescentou ainda que “o grande objetivo da realização deste tipo de iniciativas é atrair cada vez mais gente ao nosso Concelho, que fiquem a conhecer tudo aquilo que temos para oferecer e que fiquem com vontade de regressar”.

Os troféus foram entregues pelo Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, pelos vereadores Guilherme Pires e Hélio Martins, pela Selecionadora Nacional de Ciclismo Feminino, Ana Rita Vigário, pelo representante da FPC, Pedro Vigário, pelo Comissário da UVP-FPC, Luís Teixeira, e pelo Comissário Internacional da UCI, Serge Robichon.

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso