A 84ª edição da Volta a Portugal Continente foi apresentada oficialmente esta quinta-feira, dia 29 de junho, no Teatro Thalia, em Lisboa, contando a cerimónia com a presença, entre outros, do Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, e do Presidente da Câmara de Mondim de Basto, Bruno Ferreira.
Fernando Queiroga mostrou-se naturalmente satisfeito por Boticas voltar a ser um dos concelhos eleitos para a realização da prova rainha do ciclismo português.
“É com enorme orgulho que Boticas recebe a 84ª edição da Volta a Portugal, uma prova com tanto simbolismo para o nosso país. Os botiquenses estarão de braços abertos para receber os ciclistas e as suas equipas”, referiu o autarca, acrescentando que “esta será, garantidamente, mais uma excelente oportunidade para divulgar o nosso Concelho e elevar o nome de Boticas entre os eventos desportivos realizados em Portugal”.
A prova vai disputar-se entre 9 e 20 agosto 2023 e terá pelo meio duas etapas em Boticas, nomeadamente uma Meta Volante (MV) e um Prémio de Montanha (PM) de 1ª categoria correspondentes à 7ª etapa, no dia 17 de agosto, e a partida da 8ª etapa, no dia seguinte (18 de agosto), com a caravana velocipédica a arrancar do Largo de Nossa Senhora da Livração, tendo um PM de 3ª categoria ao 15,7 km, em Alturas do Barroso.
Informa-se, desde já, que nestes dias haverá condicionamentos de trânsito, pelo que a Autarquia solicita a compreensão dos munícipes.
O Miradouro de Seirrãos será, mais uma vez, um dos pontos duros do percurso, com os ciclistas a testarem a sua resistência física, numa das subidas mais difíceis da prova.
O Concelho de Boticas volta, assim, a constar no mapa da Volta a Portugal em bicicleta, que cumpre o seu desígnio de maior evento desportivo do verão realizado no nosso país, exercendo o papel de melhor ferramenta de promoção territorial e ainda de valorização da uma vida ativa e saudável.