O Largo da Nossa Sr.ª da Livração, em Boticas, foi o local escolhido para a partida da 2ª etapa da 10ª edição da Volta a Portugal de Juniores, que decorreu na passada sexta-feira, dia 31 de julho.
A etapa mais curta da prova de juniores, com pouco mais de 77 quilómetros entre a vila de Boticas e a Serra do Larouco, contou com a participação de cerca de 170 corredores, representando 25 equipas portuguesas e espanholas.
As expetativas dos jovens ciclistas para a 2ª etapa da prova eram muitas, uma vez que, tiveram a possibilidade de fazerem exatamente o mesmo percurso que os corredores da prova rainha do ciclismo português.
“O meu objetivo para a edição deste ano da Volta a Portugal de Juniores é vencer. Com a vitória da etapa de ontem fiquei com mais vontade de ganhar”, referiu Pablo Montes, ciclista da equipa espanhola Disgarsa.
Pablo Montes aproveitou ainda para referir que “a organização esteve ao mais alto nível, pois deu-nos a possibilidade de correr no mesmo itinerário que os atletas principais, o que para nós é excelente”.
Já Tiago Antunes, do Sport Clube Escola Bombarralense, também mostrou vontade de ganhar a prova, “este ano vou dar luta até ao final, quero muito ganhar a volta. Um agradecimento especial à organização que nos permite correr no mesmo percurso da prova principal”.
Para o organizador da prova, José Calado, “foi um grande privilégio ter uma etapa da Volta a Portugal de Juniores com partida marcada em Boticas, até porque a região do Barroso tem, para além das belas paisagens, o relevo ideal para a realização deste tipo de prova”.
O primeiro ciclista a cortar a meta da 2ª etapa da Volta dos Juniores, que partiu de Boticas, foi João Almeida, do Sport Club Escola Bombarralense, sendo que Tiago Antunes, da mesma equipa, assumiu o comando da geral individual.
A 3ª e última etapa da prova terminou no sábado, dia 1 de agosto, em Fafe, local onde Marcelo Salvador, da equipa Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé se consagrou vencedor da 10ª edição da Volta a Portugal a Portugal de Juniores.