Depois de ter sido brindado, na 8ª etapa, com uma Meta Volante em frente à Câmara Municipal e um Prémio de Montanha de 1ª categoria em Torneiros, o Concelho de Boticas acolheu a partida da 9ª etapa da Volta a Portugal Santander, no dia 14 de agosto, que arrancou do Largo de Nossa Senhora da Livração em direção ao Alto da Senhora da Graça (Mondim de Basto).
A caravana da Volta esteve instalada ao longo da Avenida de Chaves, local onde os atletas se prepararam para percorrer mais de 145 kms, naquela que foi a penúltima etapa da prova desportiva.
Atendendo à atual situação pandémica, a maior festa do ciclismo nacional realizou-se em moldes diferentes dos habituais, contudo foram muitos os que aproveitaram a oportunidade para ver ao vivo os protagonistas da mítica prova.
O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, acompanhado pelo Diretor da Volta, Joaquim Gomes, fez as honras da casa e cortou a faixa alusiva à etapa que uniu Boticas a Mondim de Basto.
A 82ª edição da prova, que contou com a participação de 126 ciclistas em representação de 18 equipas, terminou ontem, dia 15 de agosto, em Viseu, com a consagração de Amaro Antunes (W52 - FC Porto) como bicampeão da Volta a Portugal.