Este ano, a 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros, realizada entre os dias 30 de julho e 10 de agosto, irá dar continuidade a uma tradição que, ano após ano, faz parte do imaginário popular associando o fenómeno desportivo da Volta, ao calor e às festas populares do verão.
O mapa da prova, que contará com 10 etapas e 11 dias de competição, tem assinalado 1613,4 Km de competição entre Fafe e Lisboa com diversos tipos de terreno para diferentes especialistas, sendo a montanha o cenário de excelência para as grandes emoções da competição. Das dezasseis equipas confirmadas, nove são estrangeiras, com participantes da vizinha Espanha, da Alemanha, da Polónia, da Rússia, do Dubai e ainda do Equador e da Colômbia.
A “Sala de Visitas” do Minho, mais propriamente a cidade de Fafe, irá dar início à competição, sendo que a caravana iniciará a primeira etapa em linha na Lousada, de onde seguirá em direção à Maia.
Entre os Municípios intervenientes nas partidas e chegadas das etapas da Volta encontram-se este ano alguns estreantes, nomeadamente o Concelho de Boticas, que dará início à 4ª etapa da prova, no primeiro domingo da 76ª Volta a Portugal, 3 de agosto. Esta será certamente uma excelente forma de dar a conhecer as nossas maravilhosas paisagens de montanha ao grande público, para além da honra naturalmente sentida ao acolher um evento de referência desta dimensão. Com a partida feita da vila de Boticas, os longos e duros 192,5 Km desta etapa serão reservados para a espetacular subida à mítica Sr.ª da Graça, localizada no concelho de Mondim de Basto.
De salientar que na última etapa, já em direção a Lisboa, o pelotão irá passar por Torres Vedras, junto à estátua de Joaquim Agostinho num gesto de homenagem ao grande campeão falecido há 30 anos. Após os onze dias de prova, a capital lisbonense receberá a “Grande Final” da Volta, tendo como local da meta a famosa Avenida da Liberdade, sendo depois feitas as coroações dos vencedores desta Volta junto à Praça do Marquês de Pombal.