A 80ª Volta a Portugal em Bicicleta arranca esta quarta-feira (dia 1 de Agosto) para a estrada e até ao próximo dia 12 de agosto percorrerá Portugal de Norte a Sul, terminando com um contra-relógio em Fafe.
São 131 ciclistas, em representação de 19 equipas, que alinham à partida, ambicionando chegarem ao lugar mais alto do podium no final de 12 dias extenuantes de grande competição, onde o muito calor terá presença assegurada.
Uma vez mais, Boticas estará no epicentro desta 80ª Volta a Portugal, sendo local de chegada da 6ª etapa, no dia 8 de agosto (quarta-feira) que arrancará desde Sernancelhe e contará com 165,4 Kms de extensão. Boticas contará com uma chegada inédita, já que os ciclistas terão uma primeira passagem pela meta, localizada na Avenida de Chaves, junto ao Largo de Nossa Senhora da Livração, antes da chegada a “valer”, o que permitirá um grande espectáculo e será motivo de atração de muito público.
A caravana da Volta entra em Boticas vinda pela EN 311, desde Pinho, onde está localizada uma contagem de montanha de 3ª categoria. Contorna a Rotunda do Noro e segue pela variante até à Fonte Luminosa, seguindo depois pela Avenida de Chaves para a primeira passagem pela meta. Os ciclistas continuam pela Rua 5 de Outubro até à Rotunda do Bombeiro (Largo Conde de Vila Real), seguem para a rotunda do Centro de Artes, atravessam a variante e viram na Rotunda do Noro para a estrada do Aterro Sanitário, fazendo nova viragem à esquerda na zona empresarial do Padrão e “cavalgando” até ao miradouro de Seirrãos, numa das escaladas mais duras de toda a prova, mas que promete também ser uma das mais espectaculares. Junto à entrada para Torneiros está localizada uma contagem de montanha de 1ª categoria, localizada ao quilómetro 148,8.
A caravana segue em direcção à EN 312, virando à direita para a Carreira da Lebre e depois na direcção de Beça e Pinhal Novo. No Alto do Fontão apanham a direcção de Sapiãos e aí da Granja e de Boticas, para a chegada gloriosa até à meta.
A primeira passagem em Boticas está prevista para as 16h44 e a chegada à meta para as 17h20, mantendo um andamento médio de 40 kms/hora.
Está tudo a postos para uma grande jornada de ciclismo, já que no mesmo dia se realizará nos Jardins do Ribeiro do Fontão o Programa da RTP “Há Volta” e na Praça do Município está localizada a “Feira da Volta”, não faltando animação e bons motivos para uma vista a Boticas.