Festa em Honra de S. Sebastião atraiu milhares de visitantes a Dornelas
BOTICAS, 2020-01-21 15:38:31

Vídeo

A tradição voltou a cumprir-se esta segunda-feira, dia 20 de janeiro, em Vila Grande, freguesia de Dornelas, com a realização da festa em Honra de S. Sebastião.

A “Mesinha de S. Sebastião” ou “Festa das papas”, nomes pelos quais também é conhecida esta romaria, um das mais antigas do Concelho de Boticas, contou com a presença de milhares de visitantes oriundos das localidades mais próximas e de vários pontos do norte do país.

Reza a lenda que os habitantes de Vila Grande (Dornelas) pediram a S. Sebastião, padroeiro da guerra, fome e peste, proteção divina, oferecendo em troca comida a todos aqueles que, no dia 20 do primeiro mês do ano, passassem pela aldeia.

Este ano não foi exceção e foram distribuídos, pela extensa mesa colocada ao longo de uma das ruas da aldeia, centenas de quilos de pão, carnes de porco cozidas em potes de ferro ao lume e arroz a todos os visitantes.

Antes disso, realizou-se a celebração eucarística de homenagem e agradecimento ao santo, celebrada pelo pároco da aldeia, Monsenhor Silvério Guimarães, e a habitual bênção dos alimentos antes de irem para a mesa.

O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, participou nas festividades, juntamente com os vereadores Guilherme Pires e Hélio Martins.

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial