Bispo da diocese de Vila Real juntou-se às comemorações do S. Sebastião, em Dornelas
BOTICAS, 2014-01-21 18:57:49

Seguindo uma tradição que tem já centenas de anos, a aldeia de Vila Grande, na freguesia de Dornelas celebrou esta segunda-feira, dia 20 de janeiro, o dia de S. Sebastião e da tradicional “Mesinha de S. Sebastião”, que continua a seguir o antigo costume das refeições comunitárias, não só para a população da freguesia, mas para qualquer um que se queira juntar às festividades deste Santo.

Há quem diga que esta festividade teve a sua origem na época da segunda invasão francesa, mas há quem a faça recuar no tempo. Reza a lenda que num ano de fome e peste, que atingiu também os habitantes de Dornelas, foram tantos os mortos que os crentes apelaram a S. Sebastião para que os protegesse de tal flagelo, prometendo-lhe realizar todos os anos, no dia 20 de janeiro, uma festa onde não faltasse pão e carne para quantos a ela comparecessem. Conta outra lenda que em 1809, ano da segunda invasão francesa, a população de Dornelas voltou a apelar ao Santo para que as protegesse dos invasores, o que acabou por acontecer, pois caiu tal nevão que obrigou as tropas a desviarem-se destas terras. Como o santo não faltou às preces destas gentes, todos os anos é renovada esta promessa, mantendo-se a tradição de celebrar estes “milagres” a cada dia 20 de janeiro. Acredita-se ainda que durante um ano não haverá nesta aldeia nem fome nem peste se a celebração deste dia continuar a ser seguido pelas sucessivas gerações.

A celebração contou com a presença do Bispo da diocese de Vila Real, D. Amândio Tomás, e também do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, que, juntamente com as restantes centenas de pessoas presentes, partilharam este dia de comemoração, onde não faltou o pão, o arroz e a carne de porco, uma refeição religiosamente preparada seguindo os rituais dos antepassados. É também tradição de, antes de se começar a comer, ser dada a figura de S. Sebastião a beijar, recolhendo-se, ao mesmo tempo, as esmolas que cada um queira oferecer.

Esta é uma das atividades que prova que o espírito de comunidade ainda está bem presente no concelho, e que a preservação destes costumes é para manter durante bons e longos anos.

São João   Hora do Planeta   Boticas Mexe   Presidente   Obras   S. Sebastião   ANMP   Aventura no Barroso   Confraria   Boticas Parque   Natal   CPCJ   Desporto   +Boticas   Freguesias   Vespa Velutina   Cartão Social   Água   Seminário   Boticas Fashion

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024