Cumprindo-se a tradição, o Pavilhão Multiusos acolheu na passada sexta-feira, dia 8 de dezembro, o Natal do Idoso do Concelho de Boticas, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Boticas (SMCB), do Agrupamento de Escuteiros de Boticas, da Delegação da Cruz Vermelha de Boticas, dos Bombeiros Voluntários de Boticas (BVB), do Grupo Coral da Igreja Paroquial de Boticas, das Juntas de Freguesia e Associações Culturais e Recreativas do Concelho.
Como habitualmente do dia começou com a receção aos idosos, seguindo-se a celebração da Santa Missa, solenizada pelo Pároco Domingos Teixeira dos Santos, coadjuvado pelo Padre João Paulo Silvino, à qual os participantes assistiram em ambiente de fé e devoção.
No final da eucarística, o Provedor da SCMB, Fernando Campos, e o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, dirigiram umas palavras de consideração e amizade aos idosos que marcaram presença na iniciativa.
No seu discurso, Fernando Queiroga referiu que “tal como o Dia do Idoso, este encontro continua a ser uma das iniciativas com maior significado realizadas no Concelho pelo simbolismo que acarreta e por permitir reunir, no mesmo espaço, aqueles que tanto se dedicaram à nossa terra”, acrescentando que “o bem-estar dos munícipes continua a ser a prioridade do executivo municipal, que tudo fará para manter os apoios sociais”.
O autarca confirmou que “todos os esforços em prol da nossa população foram, pelo décimo ano consecutivo, reconhecidos através da distinção da Câmara de Boticas como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelas boas práticas desenvolvidas na área social, prémio que me deixa naturalmente muito orgulhoso”.
Logo de seguida decorreu o almoço de Natal, que teve o habitual menu composto por canja de galinha, arroz de polvo e doçarias típicas desta quadra festiva, a rabanada e o bolo-rei.
O Presidente da Câmara de Boticas aproveitou o momento para percorrer o pavilhão e, em gesto de agradecimento, entregar a cada um dos participantes uma pequena lembrança.
A tarde recreativa foi animada e abrilhantada com as atuações do Grupo de Cavaquinhos do projeto social “Dar Vida aos Anos Envelhecendo”, seguindo-se o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça, o Grupo de Cantares da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Serra do Leiranco – Sapiãos e, por fim, o Rancho Folclórico de Santa Maria de Covas do Barroso.