Tal como dita a tradição, realizou-se esta quinta-feira, dia 8 de dezembro, no Pavilhão Multiusos de Boticas, o Natal do Idoso do Concelho de Boticas, que este ano contou com a presença de cerca de 2000 seniores.
À semelhança dos anos anteriores manteve-se o programa do evento, com a recepção aos idosos a ser feita por volta das 10h, no Pavilhão Multiusos. De seguida teve lugar a eucaristia celebrada pela Padre Domingos Santos, coadjuvado pela Monsenhor Silvério Guimarães.
Finda a Santa Missa decorreram os discursos de agradecimento do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Fernando Campos, e do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, que realçou a importância da realização desta iniciativa de caráter social.
Para além de se promover o convívio entre a população mais idosa das 52 aldeias que constituem o concelho de Boticas, “esta é também uma forma de gratidão para com estes munícipes que, apesar de todas as dificuldades da vida, sempre lutaram pelo desenvolvimento da sua terra e nunca desistiram dela”, referiu o autarca.
“Para mim este é um dia muito especial porque sou agraciado com muito carinho. É gratificante constatar que, com pequenos gestos, podemos fazer com que estes homens e mulheres tenham um dia diferente e cheio de alegria”, acrescentou Fernando Queiroga.
O almoço, que teve como prato principal o arroz de polvo, foi acompanhado, à sobremesa, pelo tradicional bolo-rei e aletria, doçarias típicas da época natalícia. No decorrer da refeição, Fernando Queiroga entregou a cada um dos idosos uma pequena lembrança como gesto de agradecimento.
O Grupo de Cantares da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Serra do Leiranco – Sapiãos e o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça foram os responsáveis por animar a festa, convidando todos os presentes a darem um pezinho de dança e a acabar da melhor forma possível o dia em que, para muitos dos idosos do concelho, é de reencontro de parentes e amigos.
A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Boticas e contou com o apoio do Agrupamento de Escuteiros de Boticas, da Delegação da Cruz Vermelha de Boticas, do Grupo Coral da Igreja Paroquial de Boticas, Juntas de Freguesia e Associações Culturais e Recreativas do concelho.