Realizou-se na passada sexta-feira, dia 8 de dezembro, no Pavilhão Multiusos, o Natal do Idoso do Concelho de Boticas.
Cerca de 2000 idosos, oriundos das 52 aldeias do Município Barrosão, participaram na iniciativa organizada pela Câmara Municipal em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Boticas e que contou, ainda, com o apoio do Agrupamento de Escuteiros locais, da Delegação da Cruz Vermelha de Boticas, do Grupo Coral da Igreja Paroquial de Boticas, Juntas de Freguesia e Associações Culturais e Recreativas do concelho.
Tal como aconteceu nos últimos anos, os participantes assistiram à Santa Missa celebrada pelo Padre Domingos Santos, coadjuvado pelo Monsenhor Silvério Guimarães.
Após a celebração eucarística decorreram os discursos de agradecimento do Provedor da SCMB, Fernando Campos, e do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, que destacou a participação massiva dos idosos na iniciativa.
“Este gesto é pouco para agradecer tudo aquilo que cada um de vós fez pela nossa terra. Esta é apenas umas das várias ações que realizamos a pensar na população idosa do concelho mas que faz com que, pouco a pouco, a Câmara Municipal seja reconhecida por todo o trabalho que tem vindo a fazer nos últimos anos. Recentemente fomos distinguidos como o galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável” pela forma como implementámos medidas direcionadas para a nossa população e isso deixa-me muito satisfeito e orgulhoso. Tenho consciência que estamos a trabalhar no sentido certo, que é o de valorizar o nosso maior património, que são as pessoas”, realçou o autarca.
Como tem vindo a ser habitual, o almoço convívio teve como prato principal o arroz de polvo e como sobremesa duas doçarias típicas do natal, o bolo-rei e a aletria.
Enquanto decorria a refeição, Fernando Queiroga cumprimentou e entregou a cada um dos idosos uma pequena lembrança.
O Rancho Folclórico de Santa Maria de Covas do Barroso, o Grupo de Cantares da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Serra do Leiranco – Sapiãos e o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça foram os responsáveis por animar a festa, convidando todos os presentes a darem um pezinho de dança e a acabar da melhor forma possível o dia que, para muitos dos idosos do concelho, é de reencontro com familiares e amigos.