Devotos do mártir São Sebastião e vários curiosos voltaram-se a juntar na passada terça-feira, 20 de janeiro, em Alturas do Barroso, no concelho de Boticas. A aldeia neste dia torna-se pequena para receber os milhares de visitantes que se dirigem a Alturas do Barroso para receber a bênção do santo protetor da fome, da peste e da guerra, que este ano deu também uma ajudinha e cobriu de branco as paisagens do Barroso.
Com vários anos de existência, a festa em honra de São Sebastião realiza-se todos os anos a 20 de janeiro pois conta a história que foi neste dia que o santo padroeiro, depois dos habitantes lhe terem recorrido, livrou os animais da aldeia de morrerem da peste. Ouvidas as preces da população e realizado o milagre, ficou prometido que todos os anos se realizaria uma festa em honra de São Sebastião. E desde então, as pessoas de Alturas do Barroso cumprem a promessa que já se tornou numa tradição.
Cumprida a tradição religiosa, com a realização da missa e da tradicional procissão, foi então servido o almoço, preparado em dezenas de potes colocados à lareira. Este ano foram gastos 300 quilos de pata de vitela, 150 quilos de pé de porco, 150 orelheiras fumadas e 150 orelheiras frescas, 100 quilos de carne de vitela do Barroso, 20 quilos de linguiça e 50 quilos de entremeada para confecionar a feijoada servida aos visitantes, acompanhada de 33 almudes de vinho, 300 trigos, 2500 bijous, 300 broas, 300 quilos de feijão e 200 quilos de arroz.
Depois do almoço, e como manda a tradição, os festejos continuaram com música tradicional e com um pezinho de dança.