Pela primeira vez, desde a sua inauguração, foi realizado o um Colóquio sobre o Parque Arqueológico do Vale do Terva (PAVT), um evento que pretendeu reunir investigadores da Universidade do Minho com a população local com o propósito de serem debatidas algumas problemáticas relacionadas com o tema “Tradição, Cultura e Desenvolvimento”.
O Colóquio decorreu no dia 7, sexta-feira, no Auditório Municipal, e no dia 8 no Centro de Interpretação do PAVT, na aldeia de Bobadela. Durante este encontro foram apresentados alguns vídeos onde foi possível observar as expressões culturais mais representativas da identidade da população local, mas também a forma como estas evoluíram ao longo dos tempos. Este debate pretendeu, portanto, refletir sobre a melhor forma de conciliar tradição e desenvolvimento, sem comprometer os costumes antigos e a identidade cultural da população.
Apesar das instalações do Parque Arqueológico terem sido inauguradas apenas o ano passado, este projeto de parceria entre o Município de Boticas e o departamento de Arqueologia da Universidade do Minho teve o seu início em 2006, com o programa de “Conservação, estudo, valorização e divulgação do Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva, Boticas”.