No passado dia 12 de abril, um grupo de alunos e professores da Universidade Portucalense visitaram o PAVT – Parque Arqueológico do Vale do Terva, no âmbito do mestrado em Turismo daquela Universidade.
Para além dos alunos e professores da UP, integraram também a visita os professores da Universidade do Minho: Manuela Martins, Paula Remoaldo, Cadima Ribeiro, Alberto Lima e Maria Manuel.
A receber o grupo esteve o vice-presidente da câmara Municipal de Boticas, Guilherme Pires.
A visita, orientada por Luís Fontes da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, teve início da parte da manhã, com a visita ao CI PAVT – Centro de Interpretação do Parque Arqueológico do Vale do Terva (Bobadela – Boticas), onde para além de ter sido dado a conhecer o projeto PAVT, se aproveitou para discutir a possibilidade de desenvolvimento de projetos conjuntos. Seguiu-se um almoço, no recinto da escola de Bobadela com a presença do Presidente da Junta de Ardãos e Bobadela e, durante a tarde, o grupo partiu para uma visita ao Parque Arqueológico do Vale do Terva, mais concretamente ao observatório de aves da Lagoa do Brejo, lagoa do Limarinho e galerias romanas de extração aurífera, lagoa do Poço das Freitas e plataforma de observação do Castro de Sapelos.
Recorde-se que a implementação do PAVT resulta da candidatura “Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva – 2.ª Fase”, apresentada ao EEC PROVERE AQUANATUR – PA/1/2012 EIXO PRIORITÁRIO II – VALORIZAÇÃO ECONÓMICA DE RECURSOS ESPECÍFICOS ON.2 O NOVO NORTE, cujo contrato de financiamento foi celebrado a 17 de junho de 2013, com investimento elegível de 1.087.089,00€ e financiamento FEDER de 869.671,20€.