Navegar Pelo Turismo, Cultura e Património de Boticas - Minas do Limarinho (pavt)
BOTICAS, 2020-05-14 12:22:27

A situação que temos vindo a viver implicou a alteração das nossas atividades e o encerramento ao público dos nossos equipamentos e/ou sítios turísticos, museológicos e culturais. Apesar disso, é nossa vontade que o público não deixe de ter acesso àquilo que Boticas tem de melhor para oferecer aos seus visitantes, pelo que, uma vez que, neste momento,  as visitas presencias não serão possíveis, iremos destacar, semanalmente, na página do Município, um equipamento ou sítio através da publicação de um texto e de fotos, para desta forma virtual transmitirmos a informação necessária para visitas futuras mais informadas e apelativas.”

MINAS DO LIMARINHO – PAVT

Tipo: Minas

Coordenada GPS: 41°44'37.61"N/ 7°35’53.89"W

Distância (Centro de Interpretação - Ponto de Interesse): 4, 42 Km

Modalidade: Pedestre/ Automóvel Ligeiro

Tempo de chegada: Pedestre 1h30/ Veículo ligeiro 15 min AVALIAR

Localizada a nascente da ribeira do Calvão, a frente de exploração do Limarinho corresponde a uma mina de ouro a céu aberto, explorada de forma extensiva entre meados do séc. I e o séc. IV. Entrando pela grande trincheira que, desde a margem do ribeiro, dá acesso ao núcleo central da exploração, é possível observar, com grande detalhe, aquele que é, atualmente, o mais espetacular cenário mineiro antigo do Vale Superior do Rio Terva. Aqui se aglomeram grandes cortas de desmonte, pirâmides residuais, trincheiras, poços verticais e galerias, que divergem da lagoa do Limarinho, resultante também ela da exploração de mineira. A atividade extrativa terá sido descontinuada no entorno do séc. IV, estando documentado, entretanto, o interesse pontual na retoma da exploração ao longo de vários momentos da História, sem prova física de que estes intentos tenham dado lugar a uma nova exploração organizada e intensiva dos recursos minerais desta área.

As minas do Limarinho encontram-se atualmente recobertas por bosques de carvalho, sendo habitat para uma das maiores comunidades do país de Cágados-de-Carapaça-Estriada.

As margens da lagoa servem ainda de abrigo a um dos observatórios de património do PAVT, a partir do qual poderá, de forma inequívoca, compreender o impacte e os movimento de transformação da Paisagem operados por mão humana naquela que é uma das maiores explorações proto-industriais de ouro da Antiguidade Clássica na Península Ibérica.

O Limarinho integra o conjunto classificado pelo Estado Português como Sítio de Interesse Público, promulgado pela Portaria n.º 386/2013 (DR, 2.º Série, n.º 115 de 18 de Junho de 2013), pela sua unicidade, enquanto parte fundamental do Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva, em Boticas.

O PAVT tem um WEB SITE próprio – https://www.pavt-boticas.pt/

e uma página no Facebook - httpss://www.facebook.com/pavtboticas/

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”