O Parque Arqueológico do Vale do Terva (PAVT) foi eleito local de destaque para o mês de agosto pelo Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.
Nesse sentido, durante todo o mês o website oficial do Roteiro da Minas (www.roteirodeminas.pt) vai publicar vários destaques acerca do PAVT, um projeto do Município de Boticas iniciado em 2006 em parceria com a Universidade do Minho, no âmbito do programa de “Conservação, Estudo, Valorização e Divulgação do Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva, Boticas”.
Recorde-se que o PAVT é um território que abrange cinco localidades: Ardãos, Bobadela, Nogueira, Sapelos e Sapiãos e é caraterizado pela vasta biodiversidade, potenciada pelo equilíbrio que as populações do vale do Terva têm conseguido manter em articulação com o ecossistema.
Dada a sua importância mineira e geológica, em 2014 o Município de Boticas assinou um protocolo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), que tornou o PAVT num parceiro do Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.