Decorreu na passada sexta-feira, dia 4 de janeiro, a apresentação oficial da XXI Feira Gastronómica do Porco, que se realiza no próximo fim de semana (11, 12 e 13 de janeiro), no Pavilhão Multiusos de Boticas.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, referiu a importância e impacto que o certame tem para o Concelho de Boticas e para a região.
“Sabemos de antemão, pelo facto de ser a primeira feira do fumeiro a realizar-se no Alto Tâmega, que temos responsabilidades acrescidas, no entanto, estamos conscientes da qualidade dos produtos, pelo rigoroso controlo de qualidade a que são sujeitos, e do empenhamento de todos os envolvidos, quer produtores, quer restaurantes aderentes, para que esta edição seja, a par das anteriores, um sucesso”.
O autarca disse ainda que “esta feira é um importante impulsionador para a economia local, nomeadamente para os produtores que vendem praticamente a totalidade do fumeiro que produzem”.
A 21ª edição da Feira Gastronómica do Porco, evento organizado pelo Município de Boticas em conjunto com a empresa EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, conta com duas novidades, a apresentação do livro “À Mesa: 100 Mitos”, pela subdiretora Geral de Alimentação e Veterinária, Mestre Graça Mariano e, pela primeira vez, com o Concurso de Fumeiro, onde será distinguida e premiada a melhor chouriça e o melhor salpicão do lombo do certame.
O evento tem mais de 70 stands de venda de fumeiro, produtos alimentares e artesanato, as habituais tasquinhas tradicionais, no interior, e uma zona dedicada aos petiscos, no exterior do pavilhão.
A animação também será uma constante ao longo dos três dias, com atuações de vários grupos de música tradicional, “Chegas de Bois” e com a emissão do programa da TVI, “Somos Portugal”.