A XVII Feira Gastronómica do Porco, que se realizou no decorrer do fim-de-semana passado em Boticas (dias 9, 10 e 11 de janeiro), abriu com "chave de ouro" o ciclo das feiras de fumeiro que no início de cada ano se realizam na região, tendo atraído milhares de pessoas ao concelho e tendo-se ultrapassado as expetativas da organização, ultrapassando-se os 70 mil visitantes inicialmente previstos, o que se repercutiu num excelente volume de negócios, resultante da venda de fumeiro e dos derivados do porco, mas também das refeições servidas nas "tasquinhas" presentes no recinto.
Nem mesmo o facto da edição deste ano ter acontecido mais cedo do que o habitual, e muito próxima das festividades natalícias e de Ano Novo, foi razão para impedir que milhares de pessoas visitassem o concelho de Boticas, desfrutassem da boa música tradicional, assistissem às sempre espetaculares chegas de bois e adquirissem algum fumeiro e artesanato. A animação começou logo nos primeiros instantes quando as portas abriram na hora do almoço de sexta-feira, começando desde logo a azáfama e a correria às “tasquinhas”, reinando a ansiedade em voltar a sentir o gosto das saborosas especialidades gastronómicas locais, como o Arroz de Costelas e Chouriça, o Cozido à Barrosã, o Caldo Barrosão, os Rojões no Pote, as Costelas de Vinho e Alho e a Feijoada Barrosã, assim como dos produtos fumados como o salpicão, a chouriça e a alheira, não esquecendo o presunto de Barroso e a bola centeia. Tudo isto acompanhado dos vinhos regionais, com destaque para o peculiar “Vinho dos Mortos”, procurado por todos os visitantes.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, esta décima sétima edição da Feira Gastronómica do Porco "não podia deixar o Município mais orgulhoso, quer pela qualidade que continua a oferecer, quer pela quantidade de pessoas que nos visitou". "A aposta na organização deste evento é uma aposta claramente ganha, assentando no valor insubstituível destes produtos e na importância que esta iniciativa representa para o desenvolvimento da economia local”, afirmou, ainda, Fernando Queiroga.
A edição deste ano da Feira Gastronómica do Porco contou com redobrados motivos de interesse, a começar pela muita animação presente ao longo dos três dias e a acabar na realização de mais uma edição (a terceira) do programa da TVI "Somos Portugal" diretamente de Boticas, que acabou por ser também responsável pela grande "enchente" registada durante o domingo no recinto da feira e por um anormal movimento na vila. Pelo meio tempo ainda para a realização de "shows cooking" no recinto da Feira, contando com a presença de conceituados chefs da gastronomia portuguesa, como Luís Portugal, ex-concorrente do programa Masterchef, Hugo Laranjeira, chef do Boticas Hotel - Art & Spa, Lígia Santos, primeira masterchef de Portugal, e Filipe Moreira, da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, bem como alguns alunos da mesma escola, num programa organizado por Graça Saraiva, da empresa transmontana Ervas Finas e comentado pelo crítico gastronómico Fernando Melo.
A XVII Feira Gastronómico do Porco foi ainda palco da presença de muita comunicação social, tendo-se realizado no recinto da feira, na tarde de sexta-feira, o programa Porto Alive, do Porto Canal, e uma emissão em direto, na tarde de sábado, da TV Regiões.
E, a avaliar pelos comentários dos visitantes, a Feira Gastronómica do Porco de Boticas é, de facto, uma oposta ganha e um exemplo de sucesso, que promete continuar por longos anos e ser um ponto de romaria obrigatório a cada ano que passa.