A Assembleia Municipal de Boticas aprovou por maioria, esta segunda-feira, dia 19 de dezembro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município para o próximo ano.
A Câmara Municipal conta assim com um orçamento de mais de 11 milhões de euros, o mais alto dos últimos quatro anos.
O executivo camarário acredita que, com a aprovação deste orçamento, será possível cumprir todas as metas estabelecidas pela autarquia para 2017.
“Este é um orçamento direcionado para o investimento. É um orçamento a pensar no desenvolvimento e divulgação do concelho e nos nossos munícipes”, disse Fernando Queiroga.
As prioridades da autarquia botiquense passam por dar continuidade aos Apoios Sociais (Enxoval do Bebé, incentivos à natalidade e Cartão Social do Munícipe) e à educação (bolsas de estudo para o Ensino Superior e Programa de Mobilidade Internacional, transportes e atividades extracurriculares).
O Turismo também continuará a ser um eixo prioritário de investimento para o executivo liderado por Fernando Queiroga.
A fixação de jovens e a criação de emprego no concelho continua a ser outra das grandes apostas da autarquia. O incentivo será feito através de fundos comunitários.
À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal abdica da totalidade da participação (5%) a que tem direito no IRS dos Munícipes e mantém o IMI no mínimo obrigatório por lei (0,3%), sendo ainda aplicadas reduções às famílias com dependentes a cargo.